“Elas ficam meio injustiçadas”:

infância, gênero e desigualdade em bairros de Curitiba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5542

Palabras clave:

Cidade, Criança, Elias

Resumen

Investiga-se neste artigo, se há diferença no uso que meninas e meninos fazem do bairro e da cidade -a depender da região da cidade onde moram- e no que essas diferenças influenciam em suas redes de interdependência (Elias). Para tal são analisados dados quantitativos obtidos por meio de um questionário entregue a 1600 famílias de crianças estudantes de 27 escolas municipais de Curitiba e também qualitativos a partir da conversa com dez crianças moradoras de diferentes regiões da cidade. Conclui-se que, enquanto as meninas apresentaram pouca autonomia e mobilidade espacial cotidiana no bairro e um alargamento da mobilidade na cidade (ainda que acompanhadas e somente em eventos), com os meninos ocorreu o contrário, principalmente com os meninos do sul-extremo sul que, embora com maior autonomia nas saídas próximas, ficavam bastante circunscritos aos seus próprios bairros e saindo menos a lugares que proporcionariam uma ampliação cultural para fora do bairro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Milena Rohrich Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Docente da Universidade Federal do Paraná, do Setor de Educação (Departamento de Planejamento e Administração Escolar) e do Programa de Pós-Graduação em Educação -Linha de Pesquisa: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa OCUPP (Observatório de Culturas e Processos Político-Pedagógicos) e do Grupo de Estudos TECI (Território, Educação e Cidade

Sabrina Fiorese, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora nas redes municipais de ensino das cidades de Colombo e São José dos Pinhais.

Citas

AUTHIER, Jean-Yves. La question des “effets de quartier” en France. Variations contextuelles et processus de socialization. In: AUTHIER, Jean-Yves; BACQUE, MarieHélène; GUERIN-PACE, France. Le Quartier: enjeux scientifiques, actions politiques et pratiques socials. Paris: La Découverte, 2006.

BORIS, G. D. J.; CESÍDIO, M. H. Mulher, corpo e subjetividade: uma análise desde o patriarcado à contemporaneidade. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 7, n.2, p. 451-478, set/2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1518-61482007000200012&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 20/03/2021.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

COURT, Martine. (2010). Corps de filles, corps de garçons: une construction sociale. Paris: La Dispute. 2010.

DIEESE. Mapa da distribuição percentual da população negra em relação ao município, segundo bairros agregados, a partir do Censo/IBGE. In: Observatório do Trabalho de Curitiba- Perfil Demográfico e Socioeconômico dos Bairros Agregados de Curitiba. Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.coreconpr.gov.br/wp-content/uploads/2016/07/bairros.pdf Acesso em 18 março 2020.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

___. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1970.

___. Au-delà de Freud: sociologie, psychologie, psychanalyse. Paris: La Découverte, 2010.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FELIPE, Jane. Infância, gênero e sexualidade. Educação e Realidade. Porto Alegre, vol. 25, n.1 p. 115-131, jan./jun. 2000. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/48688 Acesso em: 20/03/2021.

FERNANDES, Sonia Maria; FERREIRA; Valéria Milena Rohrich; SANTOS, Marcia Cristina. Infância, raça e gênero em Curitiba. V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil / II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, SP. Dez., 2019.

FERREIRA, Valéria Milena Rohrich. Tecendo uma cidade modelar: relações entre escola, currículo e projeto da cidade de Curitiba. Revista Educação (PUCRS. Impresso), v. 39, p. 33-45, Porto Alegre, 2016.

___. Infância e Cidade: A construção de um currículo enjoadinho na Curitiba da década de 1990 e início dos anos 2000. 1. ed. Curitiba: APPRIS, 2020. v. 1. 313p.

___. Práticas Institucionalizadas e processos de socialização de crianças na cidade. Revista Cocar (UEPA), v. 9, p. 203-218, Belém, 2015.

___. FERREIRA, Solange Pacheco. Configurações da infância na cidade: desigualdade interbairros e nos usos dos tempos e espaços por crianças curitibanas. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, 2020.

___. FERNANDES, Sonia Maria. Infância e justiça espacial: desigualdades inter e intrabairros nas experiências das crianças na cidade. No prelo.

___. FERREIRA, Solange Pacheco; SANTOS, Rojanira Roque dos. Antiguidade de moradia no bairro, origem geográfica das famílias e sua relação com usos e vivências das crianças na cidade e no bairro. In: Anais do Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infância. Anais... Brasília (DF) UnB, 2018. Disponível em: . Acesso em: 06/03/2020.

FINCO, Daniela; A educação dos corpos femininos e masculinos na Educação Infantil. In: FARIA, Ana Lúcia de (org.). O coletivo em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007, p.94-117.

IBGE. Censo Demográfico 2010: Número de habitantes Curitiba PR, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=410690 Acesso dia: 28/09/2017.

LAHIRE, Bernard. Héritages sexués: incorporation des habitudes et des croyances. In BLÖSS, Thierry. (Org). La dialectique des rapports hommes-femmes. Paris: Presses Universitaires de France, p. 9-25 2002.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e Sexualidade: Pedagogias Contemporâneas. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 2, p.17-23, mai/ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a03v19n2.pdf. Acesso em: 15/01/2021.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MARTINEZ BONAFÉ, Jaume. A cidade no currículo e o currículo na cidade. In: SACRISTÁN, José Gimeno (org). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.

REMY, Jean. L’espace, un objet central de la sociologie. Toulouse: Éditions Erès, 2015.

RIBEIRO, Jucélia Santos Bispo. Brincadeiras de meninas e de meninos: socialização, sexualidade e gênero entre crianças e a construção social das diferenças. Cadernos Pagu, Campinas, v. 26, p.145-168, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30389.pdf. Acesso em: 20/03/2021.

SCOTT, Joan W. Gênero: Uma Categoria Útil para a Análise Histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2, p.71-99. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 15/01/2021.

SENKEVICS, Adriano Souza. Lavar a louça ou brincar na rua? Gênero, família e escola em camadas populares de São Paulo. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, Anais... Florianópolis, ANPED, UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT14-3514.pdf. Acesso em: 20/03/2021.

SILVA, Monica M; TORRENS, Luiza Alberti; SCHAFASCHEK, Maria Clara; MIOZZO, Vinicius Luigi. Desenvolvimento social e criminalidade: uma análise intra-urbana do fenômeno em Curitiba. In: XVII ENAMPUR, São Paulo, 2017. Anais...Disponível em: http://anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais/ST_Sessoes_Tematicas/ST%202/ST%202.9/ST%202.9-01.pdf. Acesso em: 20/03/2021.

SOUZA, Nelson Rosário de. Planejamento urbano de Curitiba: saber técnico, classificação dos citadinos e partilha da cidade. Revista de Sociologia Política, Curitiba, n. 16, p. 1-18, jun. 2001.

RAZERA, Frédéric. Des footballeurs au travail. Au coeur d’un club professionnel. Éditions Agone, 2015. 312 p.

TEIXEIRA. Katiane Farias; LIMA, Rafaelly Oliveira; GUSSI, Alcides Fernando. Reflexões sobre gênero e consumo na publicidade entre mulheres da periferia de Fortaleza (CE). Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará. 2009. Disponível em: http://www.xxcbed.ufc.br/arqs/gt5/gt5_21.pdf Acesso em: 20/03/2021.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard. e THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.

Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Rohrich Ferreira, V. M., & Fiorese, S. (2021). “Elas ficam meio injustiçadas”:: infância, gênero e desigualdade em bairros de Curitiba. Educação Em Foco, 24(44), 230–258. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5542