A relação entre Indústria cultural e educação a partir de um reality show
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5739Keywords:
Indústria Cultural, Reality Show, Jogo, Educação, EmancipaçãoAbstract
O texto que ora se apresenta é resultado de um estudo de reflexão filosófica e que problematiza um tipo de programa televisivo na perspectiva de usos de técnica de instrumentalização da Indústria Cultural. As análises partem de estudos anteriores realizados a respeito de programas denominados de reality shows, tomando um deles como objeto de atenção, o Programa Big Brother Brasil. A principal intenção é discutir a ideia de jogo existente no programa, e de como essa ideia é utilizada na perspectiva de Indústria cultural apresentada por Adorno e Horkheimer de acordo com interesses de quem a transmite. Problematiza-se que a escola é a agência que pode se contrapor à ideia disseminada pelo programa, uma vez que o jogo é conteúdo universal a ser aprendido e vivenciado em perspectiva educacional e, no caso de nossa discussão teórica, isso pode ser realizado na perspectiva de emancipação.
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