A relação entre Indústria cultural e educação a partir de um reality show

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5739

Palavras-chave:

Indústria Cultural, Reality Show, Jogo, Educação, Emancipação

Resumo

O texto que ora se apresenta é resultado de um estudo de reflexão filosófica e que problematiza um tipo de programa televisivo na perspectiva de usos de técnica de instrumentalização da Indústria Cultural. As análises partem de estudos anteriores realizados a respeito de programas denominados de reality shows, tomando um deles como objeto de atenção, o Programa Big Brother Brasil. A principal intenção é discutir a ideia de jogo existente no programa, e de como essa ideia é utilizada na perspectiva de Indústria cultural apresentada por Adorno e Horkheimer de acordo com interesses de quem a transmite. Problematiza-se que a escola é a agência que pode se contrapor à ideia disseminada pelo programa, uma vez que o jogo é conteúdo universal a ser aprendido e vivenciado em perspectiva educacional e, no caso de nossa discussão teórica, isso pode ser realizado na perspectiva de emancipação.

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Biografia do Autor

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação em Educação Física - UEPA

Graduação em Ciências Sociais - UFES

Graduação em Filosofia - UFPA

Mestrado e Doutorado em Educação Física - UGF/RJ

Pós Doutorado em memória Social - UNIRIO

Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPA

Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física - CAÊ

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Graduação em Educação Física - UFPA

Mestrado em Educação - UFPA

Doutorado em Educação - UFPA (em andamento)

Docente efetivo da Escola de Aplicação da UFPA

Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física - CAÊ

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Borges, C. N. F., & Furtado, R. S. (2023). A relação entre Indústria cultural e educação a partir de um reality show. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5739