The teacher and education in the prison environment: challenges and possibilities of teaching work across the grades

desafios e possibilidades do trabalho docente por entre as grades

Authors

  • Jairo Antônio da Paixão Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-1413-9081
  • Guilherme Magalhães Universidade Federal de Viçosa
  • Janaina Garcia Sanches Colégio de Aplicação Colégio João XVIII – UFJF

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6256

Keywords:

Education. Teaching activities. Prison units.

Abstract

The present study sought to identify and analyze possible difficulties and challenges present in teaching activities in the prison environment. A qualitative research was carried out, based on semi-structured interviews with licensed teachers in different areas of knowledge, working in prison schools. It was identified that there is no requirement for pre-conditions for the admission of a teacher and for their performance in the prison system, except for the requirement of their good background. Due to the rules imposed by the prison units, the classes undergo adaptations and happen with a series of restrictions on the use of teaching materials and certain teaching methodologies. Prison education serves both the convenience of the prison system and the prerogatives of inmates. However, it is necessary to take into account the possibilities for teaching work in such conditions, since it is considered the latent certainty that education brings in itself a great potential for change, capacity to overcome, evolution and training of students. subjects who offer themselves to it.

 

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Author Biographies

Jairo Antônio da Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Guilherme Magalhães, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), onde também cursou e concluiu Licenciatura Plena. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela FIJ-RJ (Faculdades Integradas de Jacarepaguá - RJ) Professor da Faculdade Governador Ozanan Coelho de 2008 a 2012, onde lecionou as disciplinas de Ética e Filosofia; Filosofia; Psicologia Aplicada à Administração; Psicologia Aplicada à Educação Física; Sociologia; Ética e Noções de Direito.

Janaina Garcia Sanches, Colégio de Aplicação Colégio João XVIII – UFJF

Sou licenciada em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997); Realizei o mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2001) e o doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2011). No ano de 2020, concluí a Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pelo Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG); prossigo na formação em Neuropsicopedagogia Clínica na mesma instituição. Sou docente em regime de dedicação exclusiva do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF desde o ano de 2010, atuando no ensino da Educação Física para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos. Anteriormente ao meu ingresso no serviço público federal, atuei como docente nas redes públicas de ensino estadual e municipal de Juiz de Fora/MG, e também no magistério superior (rede privada de ensino ? Muiraé/MG e Matipó/MG). Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, venho ampliando e diversificando a minha formação a partir de estudos independentes e através de capacitações, participando de cursos e oficinas relacionados às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Arteterapia; Danças Circulares; Psicologia Analítica; e Intervenções com Mandalas). Concluí recentemente a formação técnica "Terapeuta em Mandalas" (UNIABRATH, 2021) e o curso de ?Formação Integrativa em Mandalas Terapêuticas e Espiritualidade? (INSTITUTO DE PSIQUIATRIA/HOSPITAL DAS CLÍNICAS ? FMUSP, 2021).

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Published

2023-11-28

How to Cite

Paixão, J. A. da, Magalhães, G., & Sanches, J. G. (2023). The teacher and education in the prison environment: challenges and possibilities of teaching work across the grades: desafios e possibilidades do trabalho docente por entre as grades. Educação Em Foco, 26(50), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6256