A Organização da instrução pública no início da Primeira República no Pará (1890 - 1896)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6553

Palavras-chave:

Legislação Educacional, Organização da instrução pública, Século XIX

Resumo

Este artigo situa-se no campo da História da Educação; temos como objeto de estudo a legislação e a organização da instrução pública paraense no final do século XIX, mais precisamente entre os anos 1890 e 1896; nosso objetivo foi identificar como se configurava a instrução pública paraense no contexto das ações determinadas por meio dos regulamentos de ensino do estado. Para sua realização fizemos uso de uma pesquisa histórica de natureza documental e bibliográfica. Constatamos a partir deste trabalho que, através das determinações dispostas na legislação educacional paraense, se buscava impor um padrão de comportamento para professores e alunos na escola primária.

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Biografia do Autor

Viviane Dourado, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como bolsista de Iniciação Científica - PIBIC no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM). Atualmente é membro do LAPEM e do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Associada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Especialista em Educação e Problemas Regionais pela UFPA (1985). Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1983). Desenvolve estudos na área da História da Educação, Política Educacional, Gestão e Planejamento Educacional. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e é vice-coordenador do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), além de ser membro titular do Conselho Municipal de Educação de Belém. Foi assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão de Paulo Freire e Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Pará.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Dourado, V., & Damasceno, A. (2022). A Organização da instrução pública no início da Primeira República no Pará (1890 - 1896). Educação Em Foco, 25(46), 86–103. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6553

Edição

Seção

Dossiê 200 Anos de Educação do Brasil