The Relationship between Institutional Assessments and the National Item Bank

Authors

  • Atair Silva Sousa Universidade de São Paulo (USP)
  • Wanderley dos Santos Roberto

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6724

Keywords:

Institutional Assessment., Higher Education., National Item Bank., Educational Policies., Enade.

Abstract

This paper discusses the production of items for the National Bank of Items (BNI) of the National Exam of Student Performance (Enade) for the 2017 and 2020 editions. The aim was to analyze the production of items for the test of this exam, as well as to make comparisons of this production of items between the last two editions of the same cycle of Enade. To this end, a qualitative-quantitative methodology was used, associated with a theoretical and documental reference. . The evidence showed positive efficiencies in the use of items for all courses evaluated in the 2017 edition of Enade. They also pointed out that in the 2020-2021 biennium, in addition to the pandemic moment, political interferences have contributed to a worsening in the evaluation processes of education, especially higher education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Atair Silva Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador em Informações e Avaliações Educacioanis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeria (Inep) desde 2009.  Área de Interesse de Pesquisa: Avaliação da Educação Superior (Avaliação em larga escala)

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Geraais (UFMG)

Especialista em Ensino de Ciências - Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduação (Licenciatura em Física) pela Unviversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Wanderley dos Santos Roberto

Prof. Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Doutor em Engenharia de Minas e Metalúrgica (UFMG); Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares (UFMG); Graduado (bacharelado em Física ) (UFV). Avaliador do MEC/INEP no ENEM, no ENADE e para credenciamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior.

http://lattes.cnpq.br/0704041387706870

References

BRASIL. Portal Fala.br. Acesso à informação. Produção de Itens para prova Enade. Manifestação Protocolo: nº 23546.025418/2021-09. Brasília: INEP, 2021.

BRASIL. Portal Fala.br. Acesso à informação. Protocolo: 23546.005426/2022-10. Disponível em: https://www.gov.br/acessoainformacao/pt-br. Acesso em: fev. 2022.

BRASIL. Planalto. Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 6, 10 maio 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5773.htm. Acesso em: jan. 2022.

BRASIL. Planalto. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9235.htm. Acesso em: jan.. 2021.

BRASIL. Planalto. Decreto nº 2.306, de 19 de agosto de 1997. Regulamenta, para o Sistema Federal de Ensino, as disposições contidas no art. 10 da Medida Provisória nº 1.477-39, de 8 de agosto de 1997, e nos arts. 16, 19, 20, 45, 46 e § 1º, 52, parágrafo único, 54 e 88 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União. seção 1, Brasília, DF, ano CXXXV, n. 159, p. 17.991-17.992, 20 ago. 1997.

BRASIL. Planalto. Lei nº 13.530, de 7 de dezembro de 2017. Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13530.htm#art1 . Acesso em: 20 dez. 2021.

BRASIL. Planalto. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: jan. 2022.

BRASIL. Planalto. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: jan. 2022.

BRASIL. Planalto. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: jan. 2022.

BRASIL. Planalto. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos – PROUNI. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm. Acesso em: jan. 2022.

BRASIL. Planalto. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: jan. 2021.

CAMPOS, Fernanda Cristina dos Santos. Elaboração da prova do Enade e no modelo do banco nacional de itens. Dissertação (Mestrado – Programa de pós-graduação profissional em gestão e avaliação da educação pública. Área de concentração: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) Faculdade de Educação - CAEd/UFJF, Juiz de Fora/MG, 2013.

CASAL, Marcello. Educação em risco. Campanha nacional pelo direito à educação, enem, inep, Jair Bolsonaro, rádio brasil atual. ed. 17 de nov. 2021. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2021/11/aparelhamento-ideologico-enem-bolsonaro/. Acesso em: fev. 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira. O que é o BNI. Disponível em: http://inep.gov.br/banco-nacional-deitens. Acesso em: fev. 2019a.

INEP. Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira. Edital de chamada pública Enade/2016. Diário Oficial da União. n. 69, Seção 3. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2016/edital_n9_11042016_bni_enade2016_dou.pdf. Acesso em: fev. 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira. Enade/2016. Acesso em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enade/aberto-cadastramento-para-elaboradores-e-revisores-de-itens. Acesso em: fev. 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade. Acesso em fev. 2022a.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. O Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade. Acesso em fev. 2022b.

INEP. Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira. Produção de itens para prova Enade. Manifestação Protocolo: nº

025418/2021-09. Brasília: INEP, 2021.

INEP. Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira. O que é o Enade. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade.

Acesso em: fev. 2021.

OLIVEIRA, Felipe Proenço; SANTOS, Leonor Maria Pacheco; SHIMIZU, Helena Eri. Social accountability of medical schools and social representations of medical students in the context of the more doctors program. Revista brasileira de educação médica. v. 43, n.1 Supl. 1, Brasília, 2019. p. 473 – 483 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190074.ing

https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190074 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190074

PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda; PINTO, Jane Cristina da SILVA. Marco regulatório da educação superior brasileira. Estud. Aval. Educ. v. 32, e08486, São Paulo, 2021. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8486 DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8486

SANTOS, Emily. Educação. INEP: entenda a crise que levou à saída de 37 servidores do órgão responsável pelo Enem e como isso pode afetar o exame. Portal de notícia do g1. ed. 09 de nov. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/11/09/inep-entenda-a-crise-no-orgao-responsavel-pelo-enem-e-como-isso-pode-impactar-o-exame.ghtml. Acesso em: fev. 2022.

SOARES, Nana. De olhos nos Planos. O ataque ao Inep no governo Bolsonaro. Entendendo Políticas Públicas, Gestão Democrática, Mobilização Popular, Notícias e marcado com a tag Enem, Inep, reforma adminsitrativa. ed. 15 dez. de 2021. Disponível em: https://deolhonosplanos.org.br/desmonte-inep/. Acesso em: fev. 2022

TELES, Andrei Souza; COELHO, Thereza Christina Bahia. Gasto público federal com medicamentos em uma macrorregião de saúde. Caderno Saúde Coletânea. v.19. n.3. Rio de Janeiro, 2011.

Published

2023-11-20

How to Cite

Sousa, A. S., & dos Santos Roberto, W. (2023). The Relationship between Institutional Assessments and the National Item Bank . Educação Em Foco, 26(50), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6724