Metamorfoses da construção da identidade de um professor surdo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6734

Keywords:

Metamorphosing Identity, Deaf Identities, Deaf Worker, Deaf Teacher

Abstract

This article studies the metamorphoses in the constitution of the identity of a deaf teacher. It revisited concepts of Ciampa (2005) and Santos (2011) on identity as metamorphosis and deaf identities. It aims to understand the influences in the construction of identities of a deaf teacher. It is structured in the narrative conception of identity by Ciampa (2005), it is a qualitative field research, with data produced through narratives of life (BERTAUX, 2010) collected through open interviews conducted in sign language. The subject of the research is a deaf teacher from the municipal network. In the analysis, the process of identity construction goes through the overcoming of an identity assumed as deaf-mute-oralized to be deaf-signing. About their productive capacity, the metamorphosis of identities overcome an identity assumed as a worker-(d)efficient to be a teacher-deaf, which in the encounter with deaf students, assumes a political character and resistance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Herminio Tavares Sousa dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

Doutorando em Educação pela UEPA. Mestre em Educação pela UEPA. Bacharel em Letras/LIBRAS pela UFSC/UEPA e Pedagogo com habilitação em Educação Especial pela UEPA. Professor de LIBRAS do Instituto Federal do Pará – Belém. Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Educação de Surdos, Ensino de LIBRAS e Tradução e Interpretação em LIBRAS – Língua Portuguesa – LIBRAS.

http://lattes.cnpq.br/3015712350720899

 

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Pós-doutora em educação na PUC-RJ. Doutora em Educação pela PUC-SP. Doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Mestre em Educação Popular pela UFPB. Graduada em Filosofia pela UFPA. Docente do PPGED e Professora Titular da Universidade do Estado do Pará. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, e ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos.

Márcia Maria De Oliveira Maia, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED/UEPA. 2020, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Especialista em Gestão Governamental pelo CESUPA. Especializada em EJA pela Faculdade de Educação Regional Serrana - FUNPAC. Especialista em Psicopedagogia Educacional pela Faculdade de Educação Regional Serrana – FUNPAC. Pedagoga pela Universidade Federal do Pará - UFPA... Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Infância, Cultura e Educação Infantil - ICEI/CCSE/UEPA.

References

ALBRES, Neiva de Aquino. Ensino de LIBRAS: Aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vida: a pesquisa e seus métodos. São Paulo: Paulus, 2010.

CIAMPA, Antônio da C. A Identidade social como metamorfose humana em busca de emancipação: articulando pensamento histórico e pensamento utópico. In: XXIX Encontro da Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP, 2003, Lima, Peru. Anais.

CIAMPA, Antônio da C. A História do Severino e a Estória da Severina. São Paulo: Brasiliense, 2005.

KLEIN, Madalena. Os discursos sobre surdez, trabalho e educação e a formação do surdo trabalhador. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LIMA, Aluízio Ferreira de. História Oral e Narrativas de História de Vida: a vida dos outros como material de pesquisa. In: LIMA, Aluízio Ferreira de; JUNIOR, Nadir Lara. Metodologias da Pesquisa em Psicologia Social. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SANTOS, Hermínio Tavares Sousa dos. Identidade como Metamorfose na Educação de Surdos em Belém. Dissertação (Mestrado em Educação) – CCSE, Universidade do Estado do Pará, p. 253. 2011.

SILVA, César Augusto de A. Entre a Deficiência e a Cultura: análise etnográfica de atividades missionárias com surdos. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, p. 227. 2011.

Published

2023-11-27

How to Cite

Tavares Sousa dos Santos, H., Oliveira, I. A. de, & Maia, M. M. D. O. (2023). Metamorfoses da construção da identidade de um professor surdo. Educação Em Foco, 26(50), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6734