Heritage education in the 5th year of elementary school in the remote modality
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6872Keywords:
History teaching, Local history, Cultural historical heritageAbstract
The present research has as general objective to describe the pedagogical practice of teaching history in the remote modality, in the 5th year of elementary school, in a municipal public school in Anápolis in 2021. In this way, the work had a qualitative approach and adopted as means of bibliographic research, document analysis and action research. In the context of action research, the data produced during the development of the subproject entitled: "The teaching of local and heritage history in the early years of elementary school" were recorded in the teaching and learning plan, field diary and activity reports, and later analyzed. The great challenge was to face the new ways of teaching and learning in the context of the pandemic. The lived experience demonstrated the importance of local history and heritage education for the development of citizenship and awareness of the preservation of historical and cultural heritage.
Downloads
References
ALVES, Luís Alberto Marques. A história local como estratégia para o ensino da história. 2014. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/8786/2/4880.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História - Geografia. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a- -distancia/. Acesso em: 10 jul. 2020 apud CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/40014/1/ARTIGO_EnsinoRemotoBrasil.pdf. Acesso em: 24 maio. 2022.
DE MEDEIROS, Mércia Carréra; SURYA, Leandro. A Importância da educação patrimonial para a preservação do patrimônio. 2009. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/anpuhnacional/S.25/ANPUH.S25.0135.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.
DE OLIVEIRA, Raquel Mignoni; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de professores, v. 5, p. e020028-e020028, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/download/179/110. Acesso em: 24 Maio. 2022.
DE VARGAS GIL, Carmem Zeli; POSSAMAI, Zita Rosane. Educação patrimonial: percursos, concepções e apropriações. Mouseion, n. 19, p. 13-26, 2014. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/1874. Acesso em: 25 ago. 2021.
DIÁRIO DE CAMPO. Programa Institucional de Iniciação à Docência. 2020-2022.
GERMINARI, Geyso; BUCZENKO, Gerson. História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, v. 18, n. 2, p. 125-142, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12593. Acesso em: 06 jun. 2021.
GÓES, Camila Bahia; CASSIANO, Glauber. O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 107-118, 2020. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/krw3yqlosfb65awhlhsyzuyspm/access/wayback/https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/download/533/471. Acesso em: 24 Maio. 2022. DOI: https://doi.org/10.46902/2020n2p107-118
GOUBERT, P. História Local. Revista Arrabaldes: por uma história democrática, Rio de Janeiro, n. 1, maio/ago. 1988 apud GERMINARI, Geyso; BUCZENKO, Gerson. História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, v. 18, n. 2, p. 125-142, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12593. Acesso em: 06 jun. 2021.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Iphan, 1999. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
MACEDO, Ana; MACHADO, Maria; LOPES, Váleria. Patrimônio Cultural – que bicho é esse?. Secretaria Municipal de Cultura. Prefeitura de Uberlândia. 2014.
MONTEIRO, Tamara Bianca Pereira. «História Go»: O contributo dos dispositivos móveis para o ensino-aprendizagem nas visitas de estudo. 2017. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/108583/2/227951.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
PLANOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 5° ano. Rede Municipal. 2021.
RELATÓRIO. Relatório das atividades desenvolvidas durante cada mês na escola campo. Escola Municipal Dona Alexandrina. 2021.
SCHNEID, Carla Rejane Barz Redmer. Educação patrimonial: projetos de ensino por meio de bens patrimoniais do Município de São Lourenço do Sul (RS). 2014. Furg, Rio Grande do Sul, Disponível em: https://poshistoria.furg.br /imagens/stories/dissertacoes/tcm-carla.pdf . Acesso em: 26 jun. 2021.
SILVA, Tiago. Hoje tem aula de história! Prática docente e construção do pertencimento identitário no espaço escolar público. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, RS. ano 6. v.1, abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/210. Acesso em: 02 maio. 2022.
SILVEIRA et al, Flávio Leonel Abreu da Educação Patrimonial: perspectivas e dilemas. Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e desafios contemporâneos, 2007. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/442. Acesso em: 25 ago. 2021.
TEIXEIRA, D. A. de O.; NASCIMENTO, F. L. Ensino Remoto: o uso do google meet na pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 7, n. 19, p. 44–61, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5028436 . Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374. Acesso em: 24 maio. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.