Visual culture, education and intercultural communication:

discussions with young students in Portugal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145

Keywords:

Antiracism, Cinema, Education

Abstract

Immersed in a world where traditional distinctions between production and reception are blurred, young people are confronted with various images and interpretations of the past. At the same time, their attention is increasingly disputed and fragmented and the use of technological equipment and creative skills are increasingly encouraged. This work aims to fill a gap in research on the role of cinema in the critical (de)construction of young people's points of view about themselves and the world. There are several studies on elite memories, but few focus on how young people make sense of history and how this sense shapes intercultural communication in everyday life. In this article, we are interested in exploring how young people visualize and interpret images and narratives about the legacies of the past in the present. We present some results of 10 focus groups conducted in public schools in Portugal with 69 secondary school students. As a stimulus for the discussion, we used excerpts from films whose themes address the Portuguese dictatorship, colonialism, liberation struggles and intercultural relations. The results of this study show the importance of cinema in the critical discussion of topics such as racism, xenophobia and homophobia today.

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Author Biographies

Isabel Macedo, Universidade do Minho

Isabel Macedo é Investigadora Auxiliar no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. É doutorada em Estudos Culturais, licenciada, e mestre em Ciências da Educação. A sua investigação atual cruza a comunicação intercultural e perspetivas deco- loniais para explorar os desafios das migrações contemporâneas e as representações veicula- das pelo cinema. É membro da equipa do projeto “Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos” (FCT, 2022- 2026) e do Museu Virtual da Lusofonia, tendo participado desde o início no desenvolvimento deste projeto. Publicou em revistas nacionais e internacionais sobre cinema, interculturalidade, memória, (anti)racismo e educação. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação Intercultural da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom; 2018-2022) e é Diretora Adjunta da Revista Vista.

Alice Balbé, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, mestre em Ciências da Comunicação com especialização em Informação e Jornalismo pela mesma Universidade e jornalista por formação. É investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), editora da Revista Comunicando (SOPCOM/LABCOM) e coeditora do livro “Portugal e Moçambique. Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente” (2022).

Rosa Cabecinhas, Universidade do Minho

Professora no Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, onde foi diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais na mesma universidade. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e integra várias associações nacionais e inter- nacionais nas áreas da comunicação, psicologia, educação e estudos culturais. Os seus principais interesses de investigação conjugam as áreas da comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais e discriminação social. Entre as suas obras, destacam-se os livros “Preto e Branco: A naturalização da discriminação racial” (2017, 2a edição) e, em co-autoria, “Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios” (2017, 2a edição). Recentemente co-editou um número especial da Revista Comunicação e Sociedade sobre “Comunicação inter- cultural e mediação nas sociedades contemporâneas/ Intercultural communication and mediation in contemporary societies” (2019), um número da Revista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Cinema, migrações e diversidade cultural/ Cinema, migrations and cultural diversity” (2019), um número da Revista Vista sobre “(In)visibilidades: Imagem e Racismo” (2020), e o livro “Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique” (2022).

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Published

2023-04-29

How to Cite

Macedo, I., Balbé, A., & Cabecinhas, R. (2023). Visual culture, education and intercultural communication:: discussions with young students in Portugal. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145

Issue

Section

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual