Cultura visual, educación y comunicación intercultural:

debates con jóvenes estudiantes en Portugal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145

Palabras clave:

Antirracismo, Cine, Educación

Resumen

Inmersos en un mundo en el que las distinciones tradicionales entre producción y recepción se difuminan, los jóvenes se enfrentan a una multiplicidad de imágenes e interpretaciones del pasado. Al mismo tiempo, su atención es cada vez más disputada y fragmentada y uso de equipos tecnológicos y habilidades creativas son estimulados. Este artículo pretende llenar un vacío en la investigación sobre el papel del cine en el proceso de (des)construcción crítica de las visiones de los jóvenes sobre sí mismos y el mundo. Existen varios estudios sobre la memoria de las élites, pero pocos sobre cómo los jóvenes dan sentido a la historia y cómo este sentido configura la comunicación intercultural en la vida cotidiana. En este artículo, exploramos cómo visualizan e interpretan los jóvenes las imágenes y narraciones sobre los legados del pasado en el presente. Presentamos algunos resultados de 10 grupos de discusión realizados en escuelas públicas de Portugal con 69 estudiantes de secundaria. Como estímulo para el debate, utilizamos extractos de películas cuyos temas tratan de la dictadura portuguesa, el colonialismo, las luchas de liberación y las relaciones interculturales. Los resultados muestran la importancia del cine en la discusión crítica de temas como el racismo, la xenofobia y la homofobia en la actualidad.

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Biografía del autor/a

Isabel Macedo, Universidade do Minho

Isabel Macedo é Investigadora Auxiliar no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. É doutorada em Estudos Culturais, licenciada, e mestre em Ciências da Educação. A sua investigação atual cruza a comunicação intercultural e perspetivas deco- loniais para explorar os desafios das migrações contemporâneas e as representações veicula- das pelo cinema. É membro da equipa do projeto “Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos” (FCT, 2022- 2026) e do Museu Virtual da Lusofonia, tendo participado desde o início no desenvolvimento deste projeto. Publicou em revistas nacionais e internacionais sobre cinema, interculturalidade, memória, (anti)racismo e educação. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação Intercultural da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom; 2018-2022) e é Diretora Adjunta da Revista Vista.

Alice Balbé, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, mestre em Ciências da Comunicação com especialização em Informação e Jornalismo pela mesma Universidade e jornalista por formação. É investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), editora da Revista Comunicando (SOPCOM/LABCOM) e coeditora do livro “Portugal e Moçambique. Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente” (2022).

Rosa Cabecinhas, Universidade do Minho

Professora no Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, onde foi diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais na mesma universidade. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e integra várias associações nacionais e inter- nacionais nas áreas da comunicação, psicologia, educação e estudos culturais. Os seus principais interesses de investigação conjugam as áreas da comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais e discriminação social. Entre as suas obras, destacam-se os livros “Preto e Branco: A naturalização da discriminação racial” (2017, 2a edição) e, em co-autoria, “Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios” (2017, 2a edição). Recentemente co-editou um número especial da Revista Comunicação e Sociedade sobre “Comunicação inter- cultural e mediação nas sociedades contemporâneas/ Intercultural communication and mediation in contemporary societies” (2019), um número da Revista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Cinema, migrações e diversidade cultural/ Cinema, migrations and cultural diversity” (2019), um número da Revista Vista sobre “(In)visibilidades: Imagem e Racismo” (2020), e o livro “Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique” (2022).

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Publicado

2023-04-29

Cómo citar

Macedo, I., Balbé, A., & Cabecinhas, R. (2023). Cultura visual, educación y comunicación intercultural:: debates con jóvenes estudiantes en Portugal. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145

Número

Sección

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual