The silence of black girls/women as a representation of school negligence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.7601

Keywords:

Escola, Meninas negras, Negligência, Silenciamento

Abstract

There are many ways in which neglect of black girls/women is manifested. However, within the school environment these actions present themselves through silencing.  This paper aims to identify the silencing of black girls/women as a representation of school negligence related to racism. The research methodology is characterized as descriptive and applied, with a predominantly qualitative approach.  In order to contribute to the theme, a focus group was conducted with two black high school students from the Federal Institute of Paraná. As a result, it was possible, from the speeches of the participants, to prove the silencing of black girls/women as a representation of school negligence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiza das Mercês Silva, Universidade Federal do Paraná

Luiza das Mercês Silva é pesquisadora das questões étnicos raciais e graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  

Contato luizaamerces@gmail.com ou lu_merces (Instagram).

Gabriela Reyes Ormeno , Universidade Federal do Paraná

Gabriela Reyes Ormeno é  Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos Pesquisadora e Docente no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Tem experiência em Intervenções educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção da violência, crianças agressivas no ambiente escolar, mulheres encarceradas e seus filhos quebrando a intergeracionalidade da violência por meio da educação, atualmentente está como Chefe da Unidade de Apoio Psicossocial da Pró-reitoria de assuntos estudantis. 

Contato gabrielareyes@ufpr.br ou gaby_prevencao_criancas (instagram).

References

ACIOLI, Marcia; VIANA, Dyarley. O ECA não opera milagres: precisamos superar o racismo. INESC, Brasília, 22 jul. 2020.

AGUILAR, Taís do Rosário. Mulheres negras e trabalho doméstico: uma análise socioeconômica. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.

ARRAES, Jarid. A objetificação e hipersexualização da mulher negra. In: Revista Fórum. 2014.

Atlas da Violência no Brasil 2019. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf.>. Acesso em: 23 de set. de 2020.

BARBOSA, Isabelle Ribeiro; GONÇALVES, Ruana Clara Bezerra; SANTANA, Reginaldo Lopes. Mapa da vulnerabilidade social do município de Natal-RN em nível de setor censitário. n1, p. 48-56, 2019.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul.

BERNARDINO, Adriana Vasconcelos; FERREIRA, Karine Mageste; LASNEAU, Larissa Primo Pereira. A (Des) Construção dos padrões normativos de gênero. Revista Mosaico, v. 10, n. 1Sup, 2019.

BORDIEU, P. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz (português de Portugal). 1989.

C NDIDO, Joice Luiza Alves et al. A negligência contra crianças na perspectiva de professores da Educação Infantil pública e privada. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e59210112143-e59210112143, 2021.

CANDIDO, Marcia Rangel; FERES, João. Representação e estereótipos de mulheres negras no cinema brasileiro. Revista Estudos Feministas, v. 27, 2019.

CARVALHO, Eliane. A identidade da mulher negra através do cabelo. 2015. 61 p. Monografia (Educação para as Relações Étnico-raciais) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

CARVALHO, Villiam Silva Gomes de. As subjetividades das jovens negras na escola: uma perspectiva crítica. 2022. 41 p. Monografia (Pedagogia) -Universidade Federal Fluminense/Niterói, Niterói, 2022.

CAZUZA, Cristiane Romualdo; DE ALCANTARA GOUVEIA, Sonia. A escolarização da população negra: Uma Profunda Desigualdade entre Brancos e Negros. Episteme Transversalis, v. 10, n. 2, 2019.

CARNEIRO, Carolina Zolin; DE OLIVEIRA RUSSO, Maria José. A criança negra e a representatividade racial na escola. Cadernos de Educação, v. 19, n. 38, p. 105-126, 2020.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DA COSTA, Marli Marlene Moraes; DE FREITAS, Maria Victória Pasquoto. A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E A FEMINIZAÇÃO DA POBREZA A PARTIR DE RECORTES DE CLASSE, GÊNERO E RAÇA. Revista Direitos Culturais| Santo ngelo| v, v. 16, n. 40, p. 5-23, 2021.

DA SILVA BELONIA, Cinthia. Violência contra a mulher negra: do racismo ao estupro. Revista Crioula, n. 24, p. 214-221, 2019.

DA SILVA PEREIRA, Mariana; COSTA, Larissa Aparecida. Análise crítica do racismo estrutural enquanto mecanismo de controle social dos corpos negros no brasil. I FÓRUM DE DIREITO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, v. 1, n. 01, 2019.

DA SILVA, Valerya Elizabeth Borges. De mucamas a Yabás: mulheres negras entre estereótipos e arquétipos. 2021. Tese de Doutorado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

DE ASSIS, Simone Gonçalves; MARRIEL, Nelson de Souza Motta. 2. Reflexões sobre Violência e suas Manifestações na Escola. Impactos da violência na escola, 2010.

DE MOURA, Renan Gomes. " Somos mais sofridas do que marginais”: A mulher Negra do Mercado de Trabalho. Revista Valore, v. 3, n. 2, p. 539-556, 2018.

DE OLIVEIRA, Aline Adriana; DE BORBA, Carolina dos Anjos. A negritude na escola incomoda: etnografia com estudantes negras na formação de docentes.

DE SOUZA, Flávio Penteado; DA SILVA, Joice Ribeiro. Políticas de Ações Afirmativas-Sistema de Cotas em Mato Grosso: acesso e permanência ao ensino superior. Questões raciais no Brasil: reflexões contemporâneas sobre ações afirmativas, p. 27.

DE SOUZA, Lorena Francisco; SILVA, Priscila Aquila Satiro. ESPAÇO ESCOLAR, AUTOESTIMA E CORPOREIDADE NEGRA. Revista Temporis [ação](ISSN 2317-5516), v. 19, n. 2, p. 24-24, 2019.

DOS SANTOS, Kamila Lúcia. Mortalidade por violência: Raça enquanto determinante de desigualdade sociais e fator de risco para mortalidade no Brasil. PSICOLOGIA E INTERVENÇÕES EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA, p. 51. 2019.

FERREIRA, Filipe Martins; DE OLIVEIRA, Conrado Pável. O movimento feminista e a crise da masculinidade: Reflexões a partir da psicologia política. Cadernos de psicologia, 1, n. 2, 2020.

FIABANI, Adelmir; FIABANI, Tainá. A DOR DO INOCENTE: IMPLICAÇÕES DO RACISMO PARA A CRIANÇA NEGRA. Diversidade e Educação, v. 8, n. 2, p. 628-647, 2020.

FRANCO, Nanci Helena Rebouças; SOARES, Maria Patricia Figueiredo. “Um jeito negro de ser e viver”:(re) inventando a vida no contexto da pandemia da covid-19–o que dizem as crianças negras e suas mães. Zero-a-seis, v. 22, p. 1229-1254, 2020.

GONÇALVES, Fabiane Lucimar da Cunha. O papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação: a fomentação profissional dos educadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco. Sinpro. Brasilia, 2012.

HOOKS, B. Ain’t I a woman: Black women and feminism. Nova York/Londres: Routledge, 1981.

IBGE. Características gerais dos domicílios e dos moradores 2019. 2020. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA . Censo Brasileiro de 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

LIMA, Andressa Bessa Machado et al. O espaço da mulher na sociedade: uma reflexão a partir de o Segundo Sexo de Simone de Beauvoir. Revista AlembrA, v. 1, n. 3, 2019.

MACEDO, Yuri Miguel; CARDOSO, Monnique Greice Malta; ANDRADE, Patrícia Gomes Rufino. Sistema de cotas no brasil: as políticas públicas de redistribuição, garantiram a inclusão de negros no ensino superior? Vivências, v. 15, n. 28, p. 187-192, 2019.

MALAFAIA, Evelyn. A importância da representatividade negra na construção de identificações em crianças negras a partir de literatura infanto-juvenil negra. In: X COPENE - (Re) Existência Intelectual negra e Ancestral, 2018, Minas Gerais. Livro de Resumos. Franca: ABPN, 2018. v. 10. p. 9-280.

MALPIGHI, Vanessa Cristina da Silva et al. Negritude feminina no Brasil: uma análise com foco na educação superior e nos quadros executivos empresariais. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 20, n. 48, p. 325-338, ago. 2020.

MARQUES, E. P. S; SILVA, W. S. Os desafios epistemológicos e práticos para o enfrentamento do racismo no contexto escolar. Revista Práxis Educacional, v. 16, n. 39, p. 72-90, 2020.

MENDES, Valdelândia Silva. Meu cabelo é resistente e resistência: empoderamento e identidade da

mulher negra. 2021.MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26ª edição. Petrópolis: Vozes, 2007.

MUNANGA, Kabengele. Os jovens e as jovens são as maiores vítimas da violência na nossa sociedade. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, n. 44, p. 12-14, 2008.

Organização Mundial de Saúde. Relatório Mundial de Violência e Saúde. Genebra: OMS, 2002. ONU - Organização das Nações Unidas.

PASIAN, Mara Silvia et al . Negligência infantil: a modalidade mais recorrente de maus-tratos. Pensando fam., Porto Alegre , v. 17, n. 2, p. 61-70, dez. 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2013000200005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 14 dez. 2022.

RISTUM, Marilena. Violência na escola, da escola e contra a escola. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores, 2010.

ROSA, Sanciaray; DE BORBA, Carolina dos Anjos. Intelectuais negras no curso de pedagoga da UFPR: Trajetórias e Resistências

SANTOS, Gessica. A construção da identidade negra e percepções sobre estereótipos e preconceitos por pré-adolescentes das séries finais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Ceará, 2020. Disponível em: http://repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1865/1/2020_mono_gessicasantos.pdf. SILVA, Ana Cristina Serafim da; ALBERTO, Maria de Fátima Pereira. Fios soltos da rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, 2019.

SOARES, N. G; BERBERINO, S. F. O papel dos educadores na desconstrução do racismo em escolas públicas nos anos iniciais: Um estudo feitos em uma escola do Distrito Federal. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília. 2019

SOUZA, Larissa Barros de; PANÚNCIO-PINTO, Maria Paula; FIORATI, Regina Célia. Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 27, p. 251-269, 2019.

SOUZA, Yanka Maria Rodrigues de. Literatura, identidade e representatividade negra na escola. 2019.

SOTERO, E. C. Negros no ensino superior: trajetória e expectativas de estudantes de administração beneficiados por políticas de ação afirmativa (ProUni e Cotas) em Salvador. 2009. 139 f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

VIDIGAL, Brenda Alice Andrade et al. Os desafios do combate à violência contra a mulher sob a ótica de Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 14, n. 2, p. 178-187, 2020.

VILLEGAS, Ana Maria; IRVINE, Jacqueline Jordan. Diversifying the teaching force: An examination of major arguments. The Urban Review, v. 42, n. 3, p. 175-192, 2010.

Published

2023-11-30

How to Cite

das Mercês Silva, L., & Reyes Ormeno , G. (2023). The silence of black girls/women as a representation of school negligence . Educação Em Foco, 26(50), 1–33. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.7601