O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades

Autores/as

  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lisandra Oliveira e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1913

Palabras clave:

Educação Física, Ensino Médio, História da Educação no Brasil.

Resumen

Esta pesquisa propõe-se a apresentar o percurso percorrido pela Educação Secundária no Brasil e a presença da Educação Física enquanto Componente Curricular. Trata de um estudo bibliográfico que compõe o marco teórico da pesquisa “A Educação Física no Ensino Médio: estudos de casos na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul” e procura delinear o cenário em que ocorrem os embates ao longo da história e quais suas implicações nas políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e a Educação Física, nesse nível de escolaridade. O resgate da trajetória sociopolítico-pedagógica do Ensino Médio, e o percurso da Educação Física na esteira desse processo, nos desvela os diversos movimentos que imprimem diferentes matizes e demarcam as tensões entre dois caminhos distintos que acompanham o Ensino Médio no Brasil e que culminam com as últimas medidas legislativas que ameaçam conquistas históricas do processo educacional brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Titular da Graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ESEFID/UFRGS. Líder do Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física – GEDAEF/ ESEFID/UFRGS. Licenciada em Educação Física pela UFSM/RS, Mestre em Educação pela UFRGS e Doutora em Educação pela UNISINOS/RS.

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Titular da Graduação e da Pós-Graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Líder do Grupo de Estudos F3P-EFICE/ESEFID/UFRGS. Licenciado em Educação Física pela UFRGS. Mestre em Educação pela PUC/RS. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-Doutor pela Universidade de Barcelona/Espanha.

Lisandra Oliveira e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Titular da Graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ESEFID/UFRGS.  Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE).

Publicado

2018-05-11

Cómo citar

da Fonseca, D. G., Molina Neto, V., & Silva, L. O. e. (2018). O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades. Educação Em Foco, 21(33), 161–178. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1913