A assistência estudantil no IFPR-Campus Irati:
interpretações dos beneficiários
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5720Palabras clave:
Educação Federal, Estudantes, Narrativas, Política Assistencial.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar as interpretações dos estudantes bolsistas do IFPR-Campus Irati acerca da política de assistência estudantil ofertada pela instituição, particularmente, no que diz respeito ao conceito de assistência, à condição de vulnerabilidade e o papel desta política na formação escolar e na vida privada dos beneficiários. A investigação, inspirada na leitura antropológica de Geertz e baseada nos estudos bibliográficos de Tonet e Yazbek, focou nas concepções dos sujeitos diretamente envolvidos na política assistencial, utilizando como método entrevista semiestruturada. Entre os resultados constatamos que a maioria dos bolsistas não demonstrou, de forma explícita, em suas narrativas a ideia de assistência como um direito humano, além disso, identificamos que os vários sentidos expostos por eles acerca do impacto da política de assistência em suas vidas é fruto da diversidade socioeconômica e cultural existente entre o público entrevistado.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto n.º 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília, 2010a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 17 de ago. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Concepção e Diretrizes. 2010b. 43p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 ago. 2019.
COUTO, Berenice Rojas. Assistência Social: direito social ou benesse? Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 124, p. 665-677, out./dez. 2015.
DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Resolução n.º 011/2009 – Conselho Superior. Aprova a Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal do Paraná, através do Processo n. 63.001092/2009-57. Curitiba: IFPR, 21 dez. 2009. Disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/07/Res.-11.pdf. Acesso em: 27 maio 2019. p. 1-6.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Resolução n.º 66, de 13 de dezembro de 2018. Aprova critérios e procedimentos para o cálculo do Índice de Vulnerabilidade Social - IVS, utilizado nas análises socioeconômicas do Instituto Federal do Paraná - IFPR. Curitiba: IFPR, 14 dez. 2018. p. 1-7.
LA TAILLE, Yves de. Moral e ética no mundo contemporâneo. Revista USP, São Paulo, n. 110, p. 29-42, julho/agosto/setembro 2016.
SEMZEZEM, Priscila; ALVES, Jolinda de Moraes. Vulnerabilidade social, abordagem territorial e proteção na política de assistência social. Revista Ser Social, Londrina, v.16, n.1, p.143-166, 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/viewFile/16115/14627>. Acesso em: 19 de ago. 2018.
TONET, Ivo. Educação contra o capital. 2. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
YAZBEK, Maria Carmelita. Classes subalternas e assistência social. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.