A assistência estudantil no IFPR-Campus Irati:

interpretações dos beneficiários

Autores

  • Mário André Carmargo Torres Instituto Federal do Paraná
  • Emerson Luís Velozo Universidade Estadual do Centro-Oeste https://orcid.org/0000-0001-6816-4456

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5720

Palavras-chave:

Educação Federal, Estudantes, Narrativas, Política Assistencial.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as interpretações dos estudantes bolsistas do IFPR-Campus Irati acerca da política de assistência estudantil ofertada pela instituição, particularmente, no que diz respeito ao conceito de assistência, à condição de vulnerabilidade e o papel desta política na formação escolar e na vida privada dos beneficiários. A investigação, inspirada na leitura antropológica de Geertz e baseada nos estudos bibliográficos de Tonet e Yazbek, focou nas concepções dos sujeitos diretamente envolvidos na política assistencial, utilizando como método entrevista semiestruturada. Entre os resultados constatamos que a maioria dos bolsistas não demonstrou, de forma explícita, em suas narrativas a ideia de assistência como um direito humano, além disso, identificamos que os vários sentidos expostos por eles acerca do impacto da política de assistência em suas vidas é fruto da diversidade socioeconômica e cultural existente entre o público entrevistado.

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Biografia do Autor

Emerson Luís Velozo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, com período como bolsista na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Departamento de Antropologia. Mestre em Educação Fisica pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Pedagogia da Educação Física / Esportes pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste, atuando no curso de Graduação em Educação Física e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Desenvolvimento Comunitário (PPIDC). Foi Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) na gestão 2011-2013. Foi Vice-Coordenador do PPGE/UNICENTRO entre 2013 e 2015. Foi Chefe do Departamento de Educação Física (DEDUF/I) da UNICENTRO, Campus Irati (2019-2020) . Atualmente é Vice-chefe do DEDUF/I/UNICENTRO. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nas dimensões sócio-antropológicas e epistemológicas da Educação Física e das práticas corporais.

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

TORRES, M. A. C., & Velozo, E. L. (2022). A assistência estudantil no IFPR-Campus Irati: : interpretações dos beneficiários. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5720