Letramento multimodal e arte-educação para a educação integradora:

um estudo cognitivo e retórico do videoclipe de College Boy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5880

Palavras-chave:

Educação Integradora, Cognição, Retórica, Arte-Educação, Multimodalidade

Resumo

O propósito da educação integradora na contemporaneidade é promover o desenvolvimento do letramento multimodal para a compreensão da linguagem como um sistema complexo. Baseado nisso, este artigo propõe uma análise cognitiva e retórica, pela lente da arte-educação, na qualidade de ferramenta sociocultural de desenvolvimento humano para o ensino. Para tal, fora analisado o videoclipe College Boy como simulacro dos atratores multimodais da linguagem e das paixões humanas, para indicar a relação entre as hipóteses conceituais. Os resultados poderão impactar a formação educacional sensório-motora, além de contribuir com os campos de pesquisa das ciências linguísticas e artísticas, além de outras disciplinas.

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Biografia do Autor

Larissa de Freitas Marques Evangelista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus São João da Boa Vista

Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduanda em Humanidades pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e aluna da licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui capacitações em Audiovisual e Educação (UFSCar), Processos de Arte na Educação (Funarte), Gestão Cultural (IF e UFPB), Fotografia (IFSULDEMINAS) e Web Designer (SENAC). Atuou como bolsista no projeto de extensão em Direitos Humanos (IFSP) e programa Lab Cultural (BDMG). É bolsista no projeto Laletec/aCOMTECe (IFSP). Tem experiência nas áreas de produção e gestão cultural, arte-educação, mediação e curadoria. Trabalha efetivamente nos projetos Olhar Circular (artes visuais) e Cine Olhar (audiovisual). O enfoque de pesquisa abrange temas em artes visuais; arte-educação; linguagem; cognição; projetos socioculturais; educação não formal; aprendizagem e pluralidade.

Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus São João da Boa Vista

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (Linguística Cognitiva, Unesp, 2012), com estágio de pós-doutorado realizado no Departamento de Ciências Cognitivas da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, EUA (2018/2019). Mestre em Linguística (Argumentação e Retórica, Unifran, 2008). Especialista em Design Instrucional (Unifei, 2015) e em Língua Inglesa (Unifran, 2006). Licenciada em Letras - Português/Inglês (Unifeg, 1997). É professora EBTT, câmpus São João da Boa Vista, e Docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), câmpus Sertãozinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Informática na Educação. É líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe. Atua, como pesquisadora, nas seguintes linhas: Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, a partir dos temas: Comunicação Científica, Escrita como processo de aprendizagem, Narrativa Cognitiva, Semântica de Frames, Multimodalidade na Linguagem, Argumentação e Retórica, Tecnologia e Educação, Metodologias Ativas, Aprendizagem Móvel, Formação de Professores e Avaliação.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

de Freitas Marques Evangelista, L., & Ferrareto Lourenço Rodrigues, R. (2022). Letramento multimodal e arte-educação para a educação integradora:: um estudo cognitivo e retórico do videoclipe de College Boy. Educação Em Foco, 25(46), 188–227. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5880