Educación remota en el contexto de una pandemia

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5891

Palabras clave:

Educacion Publica. Educación de Campo. Enseñanza Remota. Práctica Pedagógica

Resumen

La pandemia COVID-19 y medidas de distanciamiento social recomendadas por la Organización Mundial de la Salud provocaron el cierre de escuelas, imponiendo nuevo modelo educativo organizado por el uso de tecnologías de comunicación. En este contexto, este artículo presenta estudio sobre el uso de herramientas tecnológicas en el Colégio do Campo, Ipuaçu, Feira de Santana. El objetivo fue analizar uso de herramientas tecnológicas en clases remotas durante la pandemia, enfocándose los impactos en la práctica pedagógica y en los procesos de enseñanza-aprendizaje de los educadores escolares. Realizamos análisis de documentos oficiales - federales y estatales -, artículos, así como análisis de informes de docentes de la escuela. Los análisis producidos indican que las dificultades son extensas tanto a los educadores como a los estudiantes de las escuelas rurales, y para estos últimos, las desigualdades educativas históricas tienden ensancharse, lo que puede causar daños irreversibles en la formación de estos estudiantes.

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Biografía del autor/a

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Pedagoga, com Doutorado e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atuou na Pró-Reitoria de Graduação, coordenando o Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior (NUFORDES) e presidindo o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério a Educação Básica. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB). 

Kleber Peixoto de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduado em Pedagogia (1996) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Na mesma instituição realizou sua Especialização em Educação (2004) e Mestrado em Educação (2006). É doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi docente na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Faculdade Maria Milza (FAMAM), nesta última foi coordenador do curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde desenvolve atividades docentes/investigativas no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), sendo professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, curso através do qual foi coordenador do subprojeto Tecendo Saberes e Constituindo a Docência no Contexto do Campo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE CAPES/MEC). Como membro do Núcleo de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB orientou e compôs bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, também vem participando dos eventos organizados pelo Núcleo e por outras instituições que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo. Dentre as áreas de atuação docente e de pesquisa a Educação Especial Inclusiva aparece com certo destaque, pois, ministra componente curricular e desenvolve a pesquisa de doutorado nessa área. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA/CETENS/UFRB), através do qual foi indicado para uma Missão de Estudo (Março a Setembro de 2017) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

Ruth Cunha dos Santos, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Possui especialização pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2010). Atualmente é PROFESSORA da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada

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Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Almeida dos Santos Souza, L. D., Souza, K. P. de, & Santos, R. C. dos. (2021). Educación remota en el contexto de una pandemia: ¿para quién es?. Educação Em Foco, 24(44), 456–475. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5891