A educação remota no contexto pandêmico:

a quem será que se destina?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5891

Palavras-chave:

Educação Pública. Educação do Campo. Ensino Remoto. Prática Pedagógica

Resumo

A pandemia COVID-19 e as medidas de distanciamento social preconizadas pela Organização Mundial de Saúde causaram o fechamento das escolas, impondo um novo modelo educacional organizado pelo uso das tecnologias de comunicação. Diante desse contexto, este artigo apresenta um estudo sobre a utilização das ferramentas tecnológicas no Colégio Estadual do Campo Edivaldo Boaventura, em Ipuaçu, Feira de Santana, BA. O objetivo foi analisar o uso das ferramentas tecnológicas nas aulas remotas durante a pandemia, tendo como foco os impactos na prática pedagógica e nos processos de ensino-aprendizagem dos educadores da escola. Realizamos análises de documentos oficiais - federal e estadual-, artigos, bem como análise de relatos dos docentes da escola. As análises produzidas indicam que as dificuldades são extensivas tanto aos educadores quanto aos estudantes das escolas do campo, sendo que para os últimos as históricas desigualdades educacionais tendem a se ampliar, podendo trazer danos irreversíveis à formação desses estudantes

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Biografia do Autor

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Pedagoga, com Doutorado e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atuou na Pró-Reitoria de Graduação, coordenando o Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior (NUFORDES) e presidindo o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério a Educação Básica. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB). 

Kleber Peixoto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduado em Pedagogia (1996) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Na mesma instituição realizou sua Especialização em Educação (2004) e Mestrado em Educação (2006). É doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi docente na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Faculdade Maria Milza (FAMAM), nesta última foi coordenador do curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde desenvolve atividades docentes/investigativas no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), sendo professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, curso através do qual foi coordenador do subprojeto Tecendo Saberes e Constituindo a Docência no Contexto do Campo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE CAPES/MEC). Como membro do Núcleo de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB orientou e compôs bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, também vem participando dos eventos organizados pelo Núcleo e por outras instituições que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo. Dentre as áreas de atuação docente e de pesquisa a Educação Especial Inclusiva aparece com certo destaque, pois, ministra componente curricular e desenvolve a pesquisa de doutorado nessa área. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA/CETENS/UFRB), através do qual foi indicado para uma Missão de Estudo (Março a Setembro de 2017) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

Ruth Cunha dos Santos, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Possui especialização pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2010). Atualmente é PROFESSORA da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Almeida dos Santos Souza, L. D., Souza, K. P. de, & Santos, R. C. dos. (2021). A educação remota no contexto pandêmico: : a quem será que se destina?. Educação Em Foco, 24(44), 456–475. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5891