A educação remota no contexto pandêmico:
a quem será que se destina?
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5891Palavras-chave:
Educação Pública. Educação do Campo. Ensino Remoto. Prática PedagógicaResumo
A pandemia COVID-19 e as medidas de distanciamento social preconizadas pela Organização Mundial de Saúde causaram o fechamento das escolas, impondo um novo modelo educacional organizado pelo uso das tecnologias de comunicação. Diante desse contexto, este artigo apresenta um estudo sobre a utilização das ferramentas tecnológicas no Colégio Estadual do Campo Edivaldo Boaventura, em Ipuaçu, Feira de Santana, BA. O objetivo foi analisar o uso das ferramentas tecnológicas nas aulas remotas durante a pandemia, tendo como foco os impactos na prática pedagógica e nos processos de ensino-aprendizagem dos educadores da escola. Realizamos análises de documentos oficiais - federal e estadual-, artigos, bem como análise de relatos dos docentes da escola. As análises produzidas indicam que as dificuldades são extensivas tanto aos educadores quanto aos estudantes das escolas do campo, sendo que para os últimos as históricas desigualdades educacionais tendem a se ampliar, podendo trazer danos irreversíveis à formação desses estudantes
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