O desenvolvimento da autonomia intelectual e moral nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II:

aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6928

Palabras clave:

Aprendizagem socioemocional, Valores sociomorais, Autonomia intelectual e moral, Professores de Arte, Ensino Fundamental II

Resumen

Este artículo presenta un recorte de los resultados de una investigación de maestría, desarrollada desde la perspectiva de un enfoque cualitativo con un diseño descriptivo explicativo, cuyo objetivo fue analizar y comprender la concepción docente sobre el desarrollo de las Competencias Socioemocionales para la construcción de autonomía intelectual y moral de alumnos de Enseñanza Básica II en escuelas públicas. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas con profesores de Arte y la Coordinadora de Arte y para la interpretación de los datos se utilizó el Análisis Discursivo Textual. Los resultados indican que a los participantes les resulta difícil realizar su formación continua sobre el desarrollo de los CSE, valores morales, autonomía intelectual y moral. Resaltamos la preocupación que tienen los docentes en brindar un ambiente ético y de respeto en sus clases de arte y que, recurren a los CSE para resolver conflictos entre los estudiantes y prepararlos para la vida en sociedad.

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Biografía del autor/a

Fernando Bruzatti, UNOESTE

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Também é Licenciado em Educação Artística e especialista em Gestão Escolar pela Unoeste. Atua como professor de Arte em escola de Ensino Integral de Ciclo I, tem como interesse os estudos sobre aprendizagens socioemocionais e o ensino de Arte. Participa do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino-aprendizagem: Ações e Interações (Contepea).

https://orcid.org/0000-0001-8862-005X

http://lattes.cnpq.br/6181161656300633

Carmen Lucia Dias, UNOESTE

Mestre, Doutora e Pós-doutora em Educação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília – Departamento de Psicologia da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente, SP). É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (GT 20 – Psicologia da Educação).  Integrante dos grupos de pesquisa: Contexto escolar e processo ensino-aprendizagem: ações e interações (líder) / UNOESTE/ SP; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM I -Estudos Avançados); Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE) - UNESP / Marília/SP. Consultora do Convivere Mais-Assessoria e Formação. 

Citas

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Publicado

2023-11-25

Cómo citar

Bruzatti, F., & Lucia Dias, C. (2023). O desenvolvimento da autonomia intelectual e moral nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II:: aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais. Educação Em Foco, 26(50), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6928