O desenvolvimento da autonomia intelectual e moral nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II:
aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6928Palabras clave:
Aprendizagem socioemocional, Valores sociomorais, Autonomia intelectual e moral, Professores de Arte, Ensino Fundamental IIResumen
Este artículo presenta un recorte de los resultados de una investigación de maestría, desarrollada desde la perspectiva de un enfoque cualitativo con un diseño descriptivo explicativo, cuyo objetivo fue analizar y comprender la concepción docente sobre el desarrollo de las Competencias Socioemocionales para la construcción de autonomía intelectual y moral de alumnos de Enseñanza Básica II en escuelas públicas. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas con profesores de Arte y la Coordinadora de Arte y para la interpretación de los datos se utilizó el Análisis Discursivo Textual. Los resultados indican que a los participantes les resulta difícil realizar su formación continua sobre el desarrollo de los CSE, valores morales, autonomía intelectual y moral. Resaltamos la preocupación que tienen los docentes en brindar un ambiente ético y de respeto en sus clases de arte y que, recurren a los CSE para resolver conflictos entre los estudiantes y prepararlos para la vida en sociedad.
Descargas
Citas
ARAÚJO, U. F.; PUIG, J.M. Pontuando e contrapondo. In: ARANTES, V. A. (org.). Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007, p. 107-140.
ARAÚJO, U. F. Pedagogia de Projetos e Direitos Humanos: caminhos para uma educação em valores. Proposições, v.19, n.2, p. 193-204, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/4C4TS3TWm4z3DhthHTPSsjn/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 02 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000200014
BARBOSA, A. M. TAVARES, B. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4024.htm. Acesso em: 09 de jun. 2021.
BRASIL, Presidência da República. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Brasília: Casa Civil, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 15 de jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. O artigo 7º da lei número 5.692/71 no ensino de 2º Grau. Brasília: MEC: 1978.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 25 jun. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017, 600 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRUSANTIN, R. C. V. Competências socioemocionais na BNCC: conheça cada uma delas para a educação infantil. AIX Sistemas, 2018. Disponível em: https://educacaoinfantil.aix.com.br/competencias-socioemocionais-na-bncc/. Acesso em 12 nov. 2021.
CASEL. Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning. Saiba o que é e quais são os benefícios da aprendizagem socioemocional. [2019]. Disponível em: https://vilaeducacao.org.br/blog/index.php/saiba-o-que-e-e-quais-sao-os-beneficios-da-aprendizagem-socioemocional/. Acesso em: 20 nov. 2021.
CARVALHO, C. Uma reflexão acerca das artes visuais sobre a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, v.10, n. 3, 2016. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5981/3412. Acesso em: 12 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n3p502-521
DELORS, J.; MUFTI, I. A; AMAGI, I.; CARNEIRO, R.; CHUNG, F.; GEREMEK, B.; GORHAM, W.; KORNHAUSER, A. MANLEY, M.; QUERO, M. P; SAVANÉ, M.; SINGH, K.; STAVENHAGEN, R.; SUHR, M. W.; NANZHAO, Z. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Brasília: MEC-UNESCO: 2010. (Obra publicada originalmente em 1996). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 02 nov. 2021.
FERRAZ, M. H. C. T. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FRÓES, O. CAMPOS, O. Regimento e administração escolar. São Paulo: Dinâmica Educacional, 1981.
GAMBOA, S. S. Pesquisa qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos, Itajaí, v. 3, n.3, p. 393-405., set/dez. 2003.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva. 1995.
GOULART, I. B. Piaget experiencias básicas para utilização pelo professor. 26 ed. Petrópolis RJ. Vozes, 2010.
HENCKE, J.; SILVA, J. A. Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 4, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1112. Acesso em: 6 jan. 2022. DOI 10.23899/relacult.v5i4.1112. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1112
MAXI. Sistema de Ensino. Socioemocional segundo a BNCC. São Paulo: Somos, [2020]. Disponível em: https://www.sistemamaxi.com.br/material-didatico/. Acesso em: 18 nov. 2021.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
PIAGET, J. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.
PUIG, J. M. As assembleias de sala de aula ou como fazer coisas com palavras. In: ARGÜIS, R. et al. Tutoria: com a palavra, o aluno. São Paulo: Artmed, 2002. p. 27-34.
RIBEIRO, B. O que a BNCC diz sobre o ensino socioemocional? Sistema Maxi, 2020. Disponível em: https://www.sistemamaxi.com.br/o-que-a-bncc-diz-sobre-o-ensino-socioemocional/. Acesso em: 14 dez. 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p.99-126. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2
TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. É possível superar a violência na escola? Construindo caminhos pela formação moral. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2012.
WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. Tradução de Esméria Rovai. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.