Autoavaliação da saúde geral em professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6652Palavras-chave:
Contexto pandêmico, Qualidade de vida no trabalho, Condições de trabalho, SaúdeResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar o poder preditivo das variáveis sociodemográficas, laborais e condições de trabalho no período pandêmico/Covid 19 para a Autoavaliação da saúde geral em professores. Como instrumentos utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, laborais e questões relacionadas às condições de trabalho no período pandêmico/Covid 19, a Escala de avaliação da Qualidade de vida no trabalho e o item único para a avaliação da Autoavaliação da saúde geral. A amostra foi constituída por 155 professores da Educação Básica. Os resultados revelaram um modelo explicativo para a Autoavaliação da saúde geral composto pelas variáveis maiores índices das dimensões da qualidade de vida no trabalho Possibilidades de lazer e convívio social e Integração, respeito e autonomia, tempo de trabalho, percepção de ter tido Condições adequadas para dar aulas, não ser do grupo de risco para Covid e diminui com o tempo extra para preparação de aulas.
Downloads
Referências
AUDRAIN et al. Ambitious and sustainable post-pandemic workplace design for teachers: a portrait of the Arizona teacher workforce. In: REIMERS F. M. (ed.), Primary and Secondary Education During Covid-19. p. 353-382. Switzerland: Springer, 2022. https://doi.org/10.1007/978-3-030-81500-4_14
BAADE, J. H.; GABIEC, C. E.; CARNEIRO F. K.; MICHELUZZ S. C. P.; MEYER, P. A. R. Professores da Educação Básica no Brasil em tempos de Covid-19. Holos, v. 36, n. 5, p. e10910, 2020. https://doi.org/10.15628/holos.2020.10910
BAKER, C. N. et al. (2021). The experience of COVID-19 and its impact on teachers’ mental health, coping, and teaching. Psychology Review, v. 50, n. 4, p. 491-504, http://dx.doi.org/10.1080/2372966X.2020.1855473
BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. N. COVID 19 e Educação: Resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar – Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 1-11, 2020. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480> Acesso em: 28 mai. 2021.
BRITTO, A.; WALTENBERG, F. Atratividade da carreira de professor da Educação Básica pública no Brasil, 2021. Disponível em
<https://www.ie.ufrj.br/images/IE/grupos/cede/2021/publicações/informes%20de%20pol%C3%ADtica%20pública/IPP-001-BRITTO-A-WALTENBERG-F.-2021.-Atratividade-da-carreira-de-professor-da-Educacao-Basica-publica-no-Brasil.pdf> Acesso em: 03 mar. 2022.
CAMAYD, Y. R.; FREIRE, E. E. E. Covid-19 um desafio para a educação básica. Conrado, v. 17, n. 78, 2021. Disponível em <http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v17n78/1990-8644-rc-17-78-145.pdf> Acesso em: 02 abr. 2022.
CLAUDINO, D. T. F.; SOUZA, G. M. R. de; SILVA, A. C.; SILVA, J. F. (2021). O impacto de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho em tempos de crise. Research, Society and Development, v. 10, n. 17, p. e232101724881, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24881
DUSEK, G. A.; YUROVA, Y. V.; RUPPEL, C. P. Using social media and targeted snowball sampling to survey a hard-to-reach population: A case study. International Journal of Doctoral Studies, v. 10, p. 279-299, 2015. Disponível em <http://ijds.org/Volume10/IJDSv10p279-299Dusek0717.pdf > Acesso em: 13 fev. 2022.
FERNÁNDEZ-PUIG, V.; MAYAYO, J.; LUSAR, A.; TEJEDOR, C. Evaluando la salud laboral de los centros concertados: El cuestionario de salud docente. Journal of Work and Organizational Psychology, v. 31, p. 175-185, 2015. http://dx.doi.org/10.1016/j.rpto.2015.07.001
GALHARDI, C. P. et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. Supl.2, p. 4201-4210, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020
GICHEVA, D. Teachers’ working hours during the COVID-19 Pandemic. Educational Researcher, v. 51, n. 1, p. 85-87, 2022. https://doi.org/10.3102/0013189X211056897
GOEBEL, D., K.; CARLOTTO, M. S. (2019). Preditores da autoavaliação da Saúde Geral em docentes de Educação a Distância RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(1), pp. 309-344. doi: http://dx.doi.org/10.5944/ ried.22.1.21885
HASCHER, T.; BELTMAN, S.; MANSFIELD, C. (2021). Swiss primary teachers’ professional well-being during school closure due to the COVID-19 Pandemic. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 687512, 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.687512
HONORATO, H. G.; MARCELINO, A. C. K. B. Arte de ensinar e a pandemia Covid-19: a visão dos professores. Revista Diálogos em Educação, v. 1, n. 1, p. 208-220, 2020.
KIM, L. E.; OXLEY, L.; ASBURY, K. (2022). My brain feels like a browser with 100 tabs open”: A longitudinal study of teachers’ mental health and well-being during the COVID-19 pandemic. British Journal of Educational Psychology, v. 92, p. 299-318. https://doi.org/10.1111/bjep.12450
LEAL, R. L. B.; PAULA JUNIOR, L. A. DE, (2022). Saúde mental em tempos de pandemia: concepção de professores. TEC-USU - Revista Tecnológica da Universidade Santa Úrsula, v. 5, n. 1, p. 172. Disponível em <http://revistas.icesp.br/index.php/TEC-USU/article/view/2147> Acesso em: 12 abr. 2022.
LEVKOVICH, I.; SHINAN-ALTMANB, S. (2020). Emotional reactions and subjective health status during the COVID-19 pandemic in Israel: the mediating role of perceived susceptibility. Psychology, Health & Medicine. https://doi.org/10.1080/13548506.2020.1858490
LIZANA, P. A.; VEGA-FERNADEZ, G. (2021). Teacher teleworking during the COVID-19 pandemic: Association between work hours, work–family balance and quality of life. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. n. 18, p. 7566, 2021. https://doi.org/10.3390/ijerph18147566
LUA, I.; ALMEIDA, M. M. G. DE; ARAÚJO, T. M. DE; OARES, J. F. DE S.; SANTOS, K. O. B. Autoavaliação negativa da saúde em trabalhadoras de enfermagem da atenção básica. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 3, p. 1301-1319, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00160
LUNN, P. D.; BELTON, C. A.; LAVIN, C.; MCGOWAN, F. P.; TIMMONS, S.; ROBERTSON, D. A. Using behavioral science to help fight the coronavirus. Journal of Behavioral Public Administration, v. 3, n. 1, p. 1–15, 2020. https://doi.org/10.30636/jbpa.31.147
MARÔCO, J. Análise estatística com utilização do SPSS (3ed.). Lisboa: Edições Sílabo, 2007.
MONTEIRO, S. da S. (Re)inventar educação escolar no brasil em tempos da COVID-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 237-254, 2020. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p237
OLIVEIRA, T. L. de. Autoavaliação de saúde e efeito dos estressores no trabalho em participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Tese de doutorado. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50414/2/tha%C3%ADs_lopes_oliveira_ensp_dout_2021.pdf> Acesso em: 03 mar. 2022.
OHLBRECHT, H.; JELLEN, J. Unequal tensions: the effects of the coronavirus pandemic in light of subjective health and social inequality dimensions in Germany. European Societies, v. 23, n. sup1, p. S905-S922, 2021. https://doi.org/10.1080/14616696.2020.1852440
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE [OPAS]. Histórico da pandemia de COVID-19, 2021. Disponível em <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19> Acesso em: 20 mar. 2022.
PARK, S.; LEE, H. J.; JEON B-J.; YOO, E-Y.; KIM, J-B; PARK, J-H. Effects of occupational balance on subjective health, quality of life, and health-related variables in community-dwelling older adults: A structural equation modeling approach. PLoS ONE, v. 16, n. 2, p. e0246887, 2021. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0246887
PAVÃO, A. L.; WERNECK, G. L.; CAMPOS, M. R. (2013). Autoavaliação do estado de saúde e a associação com fatores sociodemográficos, hábitos de vida e morbidade na população: um inquérito nacional. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 4, p. 723-734, 2013. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2013000400010
PÉREZ-FUENTES, M. DEL C; MOLERO-JURADO M. DEL M.; MARTOS-MARTÍNEZ, Á.; GÁZQUEZ- LINARES, J. J. Threat of COVID-19 and emotional state during quarantine: Positive and negative affect as mediators in a cross-sectional study of the Spanish population. PLoS ONE, v. 15, n. 6, p. e0235305, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0235305
POORTINGA, W.; BIRD, N.; HALLINGBERG, B.; PHILLIPS, R.; WILLIAMS, D. The role of perceived public and private green space in subjective health and wellbeing during and after the first peak of the COVID-19 outbreak. Landscape and Urban Planning, v. 211, p. 104092, 2021. https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2021.104092
QIU et al. A nationwide survey of psychological distress among Chinese people in the COVID-19 epidemic: Implications and policy recommendations. General Psychiatry, v. 33, n. 2, p. e100213, 2020. https://doi.org/https://dx.doi.org/10.1136%2Fgpsych-2020-100213
SANTOS, K. D. A.; CALDAS, C. M. P.; SILVA, J. P. D. A. (preprints). Pandemia da covid-19, saúde mental, apoio social e sentido de vida em professores. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3575
SOUZA, K. R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, p. e00309141, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309
YUH, J.; CHOI S. Sources of social support, job satisfaction, and quality of life among childcare teachers. The Social Science Journal, v. 54, n. 4, p. 450-457, 2017. https://doi.org/10.1016/j.soscij.2017.08.002
ZHENG, R. et al. Prevalence and associated factors of depression and anxiety among nurses during the outbreak of COVID-19 in China: A cross-sectional study. International Journal of Nursing Studies, v. 114, p. 103809, 2021. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2020.103809
SANTOS, E. C. et al. Factors associated with health dissatisfaction of elementary school teachers. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73 n. Suppl 5, p. e20190832, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0832
SILVA, D. DE C. I.; LEITE, A. G. Análise sobre a percepção de saúde física e psicológica de professores brasileiros durante as aulas remotas na pandemia de Covid-19. EaD em Foco, v. 11, n. 1, p. e1546, 2021. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1546
TALA, Á.; VÁSQUEZ, E.; PLAZA, C. Estilos de vida saludables: una ampliación de la mirada y su potencial en el marco de la pandemia. Revista Médica de Chile, v. 148, n. 8, p. 1189-1194, 2020. https://dx.doi.org/10.4067/S0034-98872020000801189
TOTO, G. A.; LIMONE, P. Motivation, stress and impact of online teaching on Italian teachers during COVID-19. Computers, v. 10, n. 6, p. 75, 2021. https://doi.org/10.3390/computers10060075
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.