Transição acadêmica: expectativas dos alunos do ensino secundário em relação ao ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6679Palavras-chave:
Transição, Moçambique, Escola pública, Expectativas acadêmicasResumo
Durante a transição do ensino secundário para o ensino superior, os alunos levam consigo várias expectativas sobre o que vão encontrar nesse novo contexto com características bem diferente do ensino secundário. A conclusão do ensino secundário coincide com o momento de preparação para o ensino superior e de elaboração de projetos fundamentais de transição para o futuro. As expectativas desta fase A nossa pretensão ao desenvolver este artigo, visa identificar e descrever as expectativas dos alunos finalistas do ensino secundário público e fatores que interferem no processo de transição para o ensino superior. Um estudo qualitativo, desenvolvido a partir da entrevista compreensiva de Kaufmann (2013), participaram sete alunos de escolas públicas da região sul de Moçambique. Constatou-se a necessidade de haver diálogo entre as instituições do ensino secundário e do ensino superior para divulgar os cursos que oferecem e as condições de acesso.
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