Arte e ativismo cultural de mulheres na formação docente de Artes Visuais:

educação crítica e enfrentamento as formas de opressão contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7060

Palavras-chave:

Arte de Mulheres, feminismo, formação de professores, ativismo cultural

Resumo

O artigo apresenta como as produções artísticas de mulheres e feministas anunciam enfrentamentos sociais e novos saberes para a formação docente de Artes Visuais. Tais manifestações podem ser percebidas como pedagogias culturais que produzem interpretações e visões sociais na luta por direitos e contra o cenário patriarcal/neoliberal. Vale ressaltar que, com advento da pandemia, artistas visuais ocuparam a internet com suas visualidades, a fim de promover uma espécie de ciberativismo. Assim, buscamos investigar como o ativismo artístico dessas mulheres são essenciais para a formação crítica de professoras/es. O método aplicado consiste na análise pedagógica e visual das produções artísticas dessas mulheres, por meio de estudos da cultura visual. Portanto, investigaremos como tais visualidades se convertem em saberes pedagógicos no enfrentamento as opressões contemporâneas. Consideramos que, no contexto brasileiro, onde o patriarcado e a opressão se mostram latente, seja preciso investir em metodologias feministas que possibilitem a formação crítica de professoras/es.

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Biografia do Autor

Alessandra Gurgel Pontes, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Mestra em Educação pela mesmainstituição. Formada em Artes Visuais-Licenciatura (2021) pela Universidade Federal de Pelotas e Bacharel emArtes Visuais (2012) pela mesma Universidade. Foi bolsista de Pesquisa FAPERGS (encerrado) e CNPQ - PIBIC(encerrado) - do projeto de pesquisa "Cultura Visual no ensino de Artes - Sentidos, práticas e experiênciasdocentes", coordenado pela Profª. Dra. Maristani Polidori Zamperetti e vinculado ao Centro de Artes/FaE - UFPEL(UFPEL - 2019-2021). Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPQ: "Pesquisa, Ensino e Formação Docente nasArtes Visuais".

Maristani Polidori Zamperetti

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018). Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CLEC/UFPel - Universidade Aberta do Brasil - UAB (2013-2014). Professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS (1991-2010). Realiza atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, com ênfase na temática da Formação de Professores: Mídias, tecnologias e Artes Visuais, Cultura Visual, Educação Estética e Experiência.

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Gurgel Pontes, A., & Polidori Zamperetti, M. (2023). Arte e ativismo cultural de mulheres na formação docente de Artes Visuais: : educação crítica e enfrentamento as formas de opressão contemporâneas. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7060

Edição

Seção

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual