O trabalho contemporâneo por meio de esquetes do grupo porta dos fundos:

o audiovisual no processo de ensino e aprendizagem.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6730

Palavras-chave:

Comédia. Esquetes. Grupo “Porta dos Fundos”. Mediação e Trabalho.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explicitar o uso do audiovisual no processo de ensino e aprendizagem por meio, mais especificamente, da abordagem do mundo do trabalho em esquetes do grupo Porta dos Fundos. Por intermédio de uma revisão bibliográfica sobre o tema, de experiências de docência e de debates coletivos em um grupo de trabalho, constituiu-se um arcabouço de conceitos relativos à temática do trabalho revistos e exemplificados em oito esquetes. Em consonância, promovemos um breve debate sobre o uso da arte cômica em sala de aula e tecemos reflexões sobre a mediação audiovisual. Desse modo, constatou-se que o processo de mediação educacional ocorrido por meio do ativismo visual é uma exímia ferramenta de intervenção pedagógica para as práticas docentes.

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Biografia do Autor

Jesus Alexandre Tavares Monteiro, Centro Universitário Vale do Rio Verde

Doutor em Psicologia , com estudo sobre arte, trabalho e psicologia Histórico-cultural, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017-2020); mestre em Psicologia, com pesquisa sobre educação social e População em situação de rua, na mesma universidade (2009-2011) e graduado como Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), com ênfase em educação. Atualmente, exerce o cargo de Coordenador Adjunto e docente no Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino - Área de pesquisa: Formação de professores e ação docente da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e atua, também,  como docente na Universidade Estadual de Minas Gerais ( UEMG).

http://lattes.cnpq.br/4375728345187321

Carolina Costa Resende, Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Pós-doutoranda em Administração na FEA-RP/USP (atual) com o tema: a gestão de pessoas no contexto da economia circular. Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Minas Gerais (2014), com doutorado sanduíche na Université Paris Descartes (Paris V), financiado pela CAPES (2012). Mestrado em Psicologia (2007) e graduação em Psicologia pela PUC Minas (2003); especialização em Análise Institucional e Esquisoanálise pelo Instituto Félix Gattari (2004). É professora (Prof. Adjunto IV) da PUC Minas desde fevereiro de 2009, coordenando programas e projetos de extensão universitária, de iniciação científica e orientação de TCC. Tem experiência na área de Psicologia Social, Comportamento Organizacional, Psicologia do Organizacional e doTrabalho e de Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de Trabalho.

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Monteiro, J. A., & Resende, C. (2023). O trabalho contemporâneo por meio de esquetes do grupo porta dos fundos:: o audiovisual no processo de ensino e aprendizagem. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6730