O trabalho contemporâneo por meio de esquetes do grupo porta dos fundos:
o audiovisual no processo de ensino e aprendizagem.
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https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6730Palavras-chave:
Comédia. Esquetes. Grupo “Porta dos Fundos”. Mediação e Trabalho.Resumo
O presente artigo tem como objetivo explicitar o uso do audiovisual no processo de ensino e aprendizagem por meio, mais especificamente, da abordagem do mundo do trabalho em esquetes do grupo Porta dos Fundos. Por intermédio de uma revisão bibliográfica sobre o tema, de experiências de docência e de debates coletivos em um grupo de trabalho, constituiu-se um arcabouço de conceitos relativos à temática do trabalho revistos e exemplificados em oito esquetes. Em consonância, promovemos um breve debate sobre o uso da arte cômica em sala de aula e tecemos reflexões sobre a mediação audiovisual. Desse modo, constatou-se que o processo de mediação educacional ocorrido por meio do ativismo visual é uma exímia ferramenta de intervenção pedagógica para as práticas docentes.
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