Como tornar mais real uma existência em tempos (pós)pandêmicos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6888

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Política de Formação, Intercessores, Pesquisa em Saúde

Resumo

Este ensaio traz reflexões relativas aos processos formativos no contexto acadêmico a partir de efeitos de três experiências que produzimos no entremeio dos tempos pandêmicos. Experiências-pensamentos que no cenário da sala de aula e na relação de orientação de uma tese nos atravessaram e nos convocaram no sentido de responder à questão que nos tem rondado: como tornar mais real uma existência? Registramos aqui os inesperados e as múltiplas invenções; identificamos gestos - mínimos e vitais; e experimentamos a condição de "intercessor" (as). Desdobramos o pensar sobre o que pensamos (entendendo o pensamento como ato de criação) e reiteramos a necessidade de promovermos a co presença das diferenças, a leitura dos processos formativos como afirmação do direito aos modos singulares e plurais de existência...

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Biografia do Autor

Isabella Silva de Almeida, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Doutora em Ciências (FSP/USP); Mestra em Saúde Coletiva (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP); Especialista em Saúde da Família (nos moldes de residência/ FASM SP); Especialista em Terapia Ocupacional: reabilitação, recursos tecnológicos e inclusão da pessoa com deficiência (FOFITO / FMUSP); pós graduada em terapia familiar sistêmica breve; e Terapeuta ocupacional (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Corpus - FSP/ EEFE - USP, sob coordenação da Profª Drª Yara Maria de Carvalho (2017 - atual). Experiência Profissional de quinze anos no SUS/ Saúde Pública - Atenção Primária à Saúde (NASF) e Saúde Mental (Apoio e CAPS - adulto e AD). Experiência na formação profissional no e para o SUS (preceptoria, tutoria, facilitação, docência). Atua principalmente nos seguintes temas: Terapia ocupacional, NASF, saúde mental - álcool e outras drogas, saúde da família; Cogestão e Apoio Matricial; Supervisão Clínica. Facilitação de redes de atenção. Associada à ABRATO e a ABRASCO.

João Batista Ferreira, Instituto de Psicologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor associado e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Graduação em Psicologia da UFRJ. Psicólogo (UFRGS). Doutor em Psicologia Social (UnB). Pós-doutorado em Filosofia (Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne). Coordenador do Núcleo Trabalho Vivo - Pesquisas e Intervenções em Arte, Trabalho, Ações Coletivas e Clínicas (IP-PPGP-UFRJ). Autor dos livros: Do poema nasce o poeta: trabalho, criação literária e subjetivação (ensaio); Perdi um jeito de sorrir que eu tinha: violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária (ensaio); O doce vermelho das beterrabas (contos) e A história secreta do silêncio (poesia).

Yara Maria de Carvalho, Universidade de São Paulo

Professora Associada e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física e no Mestrado Profissional “Formação Interdisciplinar em Saúde” na USP. Tem doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; livre-docência em Promoção da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); pós-doutorado em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em Antropologia da Comunicação Visual pela Università La Sapienza di Roma, Itália e em Filosofia pela Universidad de Córdoba, Argentina. Coordena o grupo de pesquisa CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia + Artes. O corpo na formação em saúde; políticas de formação em saúde; corpos e cuidados... com redes e artes; e as práticas corporais e artísticas na atenção básica à saúde são os temas de estudos e pesquisas que têm sido priorizados com o aporte teórico-conceitual e metodológico da saúde coletiva, da filosofia e das artes.

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

Silva de Almeida, I., Batista Ferreira, J., & Maria de Carvalho, Y. (2022). Como tornar mais real uma existência em tempos (pós)pandêmicos?. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6888

Edição

Seção

Dossiê - No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária.