¿Cómo hacer más real una existencia en tiempos de (post)pandemia?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6888

Palabras clave:

Salud Pública, Políticas de Formación, Intercesores, Investigación en Salud

Resumen

Este ensayo trae reflexiones sobre los procesos formativos en el contexto académico a partir de los efectos de tres experiencias que producimos en medio de tiempos de pandemia. Pensamientos-experiencias que, en él escenario de las clases y en la relación de orientación de una tesis, nos atravesaron y convocaron para el sentido de responder a la pregunta que nos ha estado rondando: ¿Cómo hacer más real una existencia? Inscribimos aquí lo inesperado y las múltiples invenciones; identificamos gestos - mínimos y vitales; y experimentamos la condición de "intercesor" (as). Desplegamos pensar en lo que pensamos (entendiendo el pensamiento como un acto de creación) y reiteramos la necesidad de promover la copresencia de las diferencias, la lectura de los procesos formativos como afirmación del derecho a modos de existencia singulares y plurales.

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Biografía del autor/a

Isabella Silva de Almeida, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Doutora em Ciências (FSP/USP); Mestra em Saúde Coletiva (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP); Especialista em Saúde da Família (nos moldes de residência/ FASM SP); Especialista em Terapia Ocupacional: reabilitação, recursos tecnológicos e inclusão da pessoa com deficiência (FOFITO / FMUSP); pós graduada em terapia familiar sistêmica breve; e Terapeuta ocupacional (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Corpus - FSP/ EEFE - USP, sob coordenação da Profª Drª Yara Maria de Carvalho (2017 - atual). Experiência Profissional de quinze anos no SUS/ Saúde Pública - Atenção Primária à Saúde (NASF) e Saúde Mental (Apoio e CAPS - adulto e AD). Experiência na formação profissional no e para o SUS (preceptoria, tutoria, facilitação, docência). Atua principalmente nos seguintes temas: Terapia ocupacional, NASF, saúde mental - álcool e outras drogas, saúde da família; Cogestão e Apoio Matricial; Supervisão Clínica. Facilitação de redes de atenção. Associada à ABRATO e a ABRASCO.

João Batista Ferreira, Instituto de Psicologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor associado e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Graduação em Psicologia da UFRJ. Psicólogo (UFRGS). Doutor em Psicologia Social (UnB). Pós-doutorado em Filosofia (Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne). Coordenador do Núcleo Trabalho Vivo - Pesquisas e Intervenções em Arte, Trabalho, Ações Coletivas e Clínicas (IP-PPGP-UFRJ). Autor dos livros: Do poema nasce o poeta: trabalho, criação literária e subjetivação (ensaio); Perdi um jeito de sorrir que eu tinha: violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária (ensaio); O doce vermelho das beterrabas (contos) e A história secreta do silêncio (poesia).

Yara Maria de Carvalho, Universidade de São Paulo

Professora Associada e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física e no Mestrado Profissional “Formação Interdisciplinar em Saúde” na USP. Tem doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; livre-docência em Promoção da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); pós-doutorado em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em Antropologia da Comunicação Visual pela Università La Sapienza di Roma, Itália e em Filosofia pela Universidad de Córdoba, Argentina. Coordena o grupo de pesquisa CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia + Artes. O corpo na formação em saúde; políticas de formação em saúde; corpos e cuidados... com redes e artes; e as práticas corporais e artísticas na atenção básica à saúde são os temas de estudos e pesquisas que têm sido priorizados com o aporte teórico-conceitual e metodológico da saúde coletiva, da filosofia e das artes.

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Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Silva de Almeida, I., Batista Ferreira, J., & Maria de Carvalho, Y. (2022). ¿Cómo hacer más real una existencia en tiempos de (post)pandemia?. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6888

Número

Sección

Dossiê - No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária.