Atuação da gestão escolar em processos formativos que integram as tecnologias digitais da informação e comunicação as práticas pedagógicas: um relato de experiência com alunos de um mestrado em tecnologia educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.7085

Palavras-chave:

Ferramentas tecnológicas, Formação continuada, Gestores escolares

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como ocorre a participação dos Gestores Escolares na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação às práticas pedagógicas. A pesquisa trata-se de um Relato de Experiência por meio da concepção dos alunos de um Mestrado. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico exploratório de cunho quanti-qualitativo, em que foram aplicados um questionário diagnóstico e um fórum de discussão para coleta de dados e a técnica de análise de conteúdos. Como resultados, obteve-se quatro categorias relacionadas a integração das tecnologias às práticas pedagógicas. A primeira categoria demonstrou que nem todas as escolas citavam essa integração no Projeto Político Pedagógico. Na segunda constatamos duas realidades sobre a atuação dos gestores escolares nessa ação. A terceira categoria apresentou as principais problemáticas, enquanto que a quarta evidenciou uma carência de formação continuada. Como trabalhos futuros, deseja-se um aprofundamento do tema devido a relevância para as práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Mateus Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Graduado em Pedagogia e Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é Servidor Técnico Administrativo da UFC.

Herbert Lima, Universidade Federal do Ceará

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática pela UFC. Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce.

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Publicado

03/08/2023

Como Citar

Brito, M., & Vasconcelos, F. H. (2023). Atuação da gestão escolar em processos formativos que integram as tecnologias digitais da informação e comunicação as práticas pedagógicas: um relato de experiência com alunos de um mestrado em tecnologia educacional. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.7085