Atuação da gestão escolar em processos formativos que integram as tecnologias digitais da informação e comunicação as práticas pedagógicas: um relato de experiência com alunos de um mestrado em tecnologia educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.7085

Palavras-chave:

Ferramentas tecnológicas, Formação continuada, Gestores escolares

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como ocorre a participação dos Gestores Escolares na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação às práticas pedagógicas. A pesquisa trata-se de um Relato de Experiência por meio da concepção dos alunos de um Mestrado. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico exploratório de cunho quanti-qualitativo, em que foram aplicados um questionário diagnóstico e um fórum de discussão para coleta de dados e a técnica de análise de conteúdos. Como resultados, obteve-se quatro categorias relacionadas a integração das tecnologias às práticas pedagógicas. A primeira categoria demonstrou que nem todas as escolas citavam essa integração no Projeto Político Pedagógico. Na segunda constatamos duas realidades sobre a atuação dos gestores escolares nessa ação. A terceira categoria apresentou as principais problemáticas, enquanto que a quarta evidenciou uma carência de formação continuada. Como trabalhos futuros, deseja-se um aprofundamento do tema devido a relevância para as práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Graduado em Pedagogia e Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é Servidor Técnico Administrativo da UFC.

Herbert Lima, Universidade Federal do Ceará

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática pela UFC. Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce.

Referências

BARBOSA, J. M. S.; ARRUDA, E. P. Perspectiva da formação de gestores escolares na modalidade a distância e potencialidades para o trabalho pedagógico escolar. Revista Trabalho & Educação – UFMG, v. 28, n.1, p.153-167. 2019. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9863

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 6 out. 2022.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021. Institui a Política de Inovação Educação Conectada. Disponível em: <http://educacaoconectada.mec.gov.br/legislacao#:~:text=Lei%20n%C2%BA%2013.005%20de%2025,Pol%C3%ADtica%20de%20Inova%C3%A7%C3%A3o%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Conectada>. Acesso em 14 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 27 jan. 2022.

CARDOSO, M. J. C.; ALMEIDA, G. D. S.; SILVEIRA, T. C. Formação continuada de professores para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE. v. 29, p. 97-116. 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.97

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

MACHADO, C. C.; LAURINO, D. P. Gestor aprendente no ensino mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação. Revista Thema - IFSul, v.14, n.2, 2017. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.105-121.439

OLIVEIRA, I. C.; VASQUES-MENEZES, I. Revisão de Literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa. v.48 n.169 p.876-900 jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145341

PEREIRA, N. V.; ARAÚJO, M. S. T. de. Utilização de recursos tecnológicos na Educação: caminhos e perspectivas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e447985421, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5421

PORTELA, S. S.; MILL, D. Prototipagem de software para construção de instrumentos avaliativos multimodais de aprendizagem baseados em vídeo para uso em EAD. Educação e Tecnologias. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2018.

PROCASKO, J. C. S. R.; GIRAFFA, L. M. M. A gestão escolar na promoção da inovação pedagógica: percepções de pesquisadores em educação. Revista Novas Tecnologias na Educação. PUC-RS. V. 19 Nº 1, julho, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.118542

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual, - São Paulo: Correz, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

VEIGA, I. P. A. Escola: espaço do projeto político pedagógico. 4 ed. Campinas: Papirus, 1998.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.

Publicado

03/08/2023

Como Citar

Brito, M., & Vasconcelos, F. H. (2023). Atuação da gestão escolar em processos formativos que integram as tecnologias digitais da informação e comunicação as práticas pedagógicas: um relato de experiência com alunos de um mestrado em tecnologia educacional. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.7085