Experiences of an exchange in Portugal influenced by the covid-19 pandemic:

report of two formation teacher in and for inclusive perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6931

Keywords:

COVID-19, Physical Education, teacher education, exchange, Inclusion

Abstract

The present article aimed to report and reflect on the experiences during the exchange throughout the pandemic and the impacts of this on teacher education in and for the inclusive perspective. For this purpose, it was used as a theoretical basis, the concept of inclusion as opposed to the Physical Education's exclusionary history. Autobiography was used as the methodological path. This study is based on the authors' field diaries, e-mails exchanged during the stay and other many documents developed about the subject studied. Thus, it was possible to conclude that these experiences were unique and pertinent to rethink our formation. We emphasize that it is fundamental to respect the uniqueness and value the individuality of each one, considering the differences as a pedagogical advantage and putting into practice the concept of inclusion that we approach, in order to provide a more critical, reflective, human, and singular formation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Luíza Mendes Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura no curso de Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021) / Escola de Educação Física e Desporto (UFRJ / EEFD) e graduanda em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola de Educação Física e Desporto (UFRJ / EEFD). Pós - Graduanda no curso de Especialização em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI - UFRJ/EEFD). Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFRJ (PIBIC Cnpq). Integrante do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Professora de Educação Física na "Our Lady of Mercy School".

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0974345451780658

Karine Melo Aquino de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura no curso de Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021) / Escola de Educação Física e Desporto (UFRJ / EEFD) e graduanda em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola de Educação Física e Desporto (UFRJ / EEFD). Pós - Graduanda no curso de Especialização em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI - UFRJ/EEFD). Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (LEPIDEFE) vinculado à EEFD / UFRJ. Ex-membro do Projeto de Extensão de Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI), vinculada à EEFD / UFRJ. Experiência na área de Educação Física Escolar pelo subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0617530068396493

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora associada 1 da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD/UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD/UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI/UFRJ). Coordenadora adjunta do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE (2021-2023). Coordenadora PIBID subprojeto Educação Física (2020-2022)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3628782671116228

References

ABRAHÃO, M. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n.14, p.79-95, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30223/pdf Acesso em: out/2021

BELADELLI, E; ORO, M; BASTOS, C. O Trabalho Docente e a Formação Humana no contexto da sala de aula. XI Congresso Nacional de Educação EDURECE. Curitiba. p.11115 - 11127, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9081_5282.pdf . Acesso em: out/2021.

BISOL, C. SPERB, T. Discursos sobre a surdez: deficiência, diferença, singularidade e construção de sentido. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 26, n.1, p.7-13, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/SQkcz9tT9tyhYBvZ4Jv5pfj/abstract/?lang=pt Acesso em: Fev/ 2023 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000100002

BOOTH, T; AINSCOW, M. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Rio de Janeiro. Produzido pelo LaPEADE, 2012.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: out/2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005

BRASIL. Resolução no 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-2-de-20-de-dezembro-de-2019-*-242332819 Acesso em: dez/2021.

CANDAU, V. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial n.8, p.28-44, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/index . Acesso em nov/2021.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO S.C., Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003.

FONSECA, M. Inclusão: Culturas, políticas e práticas de inclusão na formação de professores de Educação Física da UFRJ. Rio de Janeiro, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. DOI: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p808

FONSECA, M. Formação Docente em Educação Física na e para perspectiva inclusiva: reflexões sobre Brasil e Portugal, RevistAleph, Rio de Janeiro, p. 42-74, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/48348/29636 . Acesso em: out/2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

LANA, R. et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Perspectivas. Cad. Saúde Pública. v.36, n.3, p.1-5, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00019620 . Acesso em: out/2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620

KAUFMAN, N. Deficiências, dificuldades e diferenças: critérios e direções para mediar na escola. Deficiência em questão para uma crise da normalidade. Editora Nau. Rio de Janeiro, 2017.

MARQUES, V; SATRIANO, C. Narrativa Autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas. DF, v.23, n.51, p. 369-386, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8231 .Acesso em: out/2021. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8231

MARTINS, S; LOUZADA, J. Formação de Professores de Educação Física no contexto da inclusão educacional. Educação Em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 1013-1048, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/32914 . Acesso em: jul/2021

OPAS. Histórico da Pandemia de Covid-19. Organização Pan Americana de Saúde, 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19 . Acesso em: jul/2021.

RAJPUT, J. Synopsis on Novel Coronavirus (COVID-19) Disease. Health Science Journal. India. p.1-3, 2020. Disponível em: https://www.itmedicalteam.pl/articles/synopsis-on-novel-coronavirus-disease-covid19.pdf. Acesso em: jul/2021

SANTOS, B. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, SA. Abril, 2020.

SANTOS, H.T., GARMS, G. M. Z. Método autobibliográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores. Congresso Nacional de Formação de Professores, São Paulo, p. 4095-4106.

SANTOS, M; FONSECA, M; MELO, S. Inclusão em Educação: diferentes interfaces. Curitiba, CRV, 2009.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica - primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SAWAIA, B (Org.). As artimanhas da Exclusão - análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2017.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Summary Report on proceedings minutes and final acts of the International Health Conference. Palais des Nations, Geneva. June, 1948. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/85573/Official_record2_eng.pdf;jsessionid=70D114hhQpWgQbo7CKKEU7Cz6fU2V5fdTR1A8?sequence=1 . Acesso em: out/2021.

Published

2023-11-25

How to Cite

Mendes Santos, M. L., Melo Aquino de Oliveira, K., & Pereira de Souza da Fonseca, M. (2023). Experiences of an exchange in Portugal influenced by the covid-19 pandemic:: report of two formation teacher in and for inclusive perspective . Educação Em Foco, 26(50). https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6931