Experiências de um intercâmbio em Portugal atravessado pela pandemia da covid-19:
relato de duas professoras em formação na e para perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6931Palavras-chave:
COVID-19, Educação Física, Formação docente, Intercâmbio, inclusãoResumo
O presente estudo objetivou relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas durante o intercâmbio ao longo da pandemia e os impactos disso na formação docente na e para a perspectiva inclusiva. Nesse sentido, utilizou-se como base teórica um conceito de inclusão que é amplo, processual e dialético que se contrapõe ao histórico excludente da educação física. Para realização deste artigo, foi utilizado como caminho metodológico a autobiografia. O estudo é baseado nos diários de campo das autoras, e-mails trocados durante a estadia, trabalhos realizados, ementas e documentos sobre a disciplina cursada. Assim, foi possível concluir que essas experiências foram únicas e pertinentes para repensarmos a nossa formação. Enfocamos ser fundamental respeitar a singularidade e valorizar as individualidades de cada um, considerando as diferenças como vantagem pedagógica e colocando em prática o conceito de inclusão que nos aproximamos, a fim de proporcionar uma formação mais crítica, reflexiva, humana e singular.
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