Narrativas escritas sobre a docência com crianças na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6361

Palavras-chave:

Contexto pandêmico, Educação Infantil, Mídias, Práticas pedagógicas, Docência

Resumo

O artigo é decorrente de uma pesquisa realizada com professoras que atuaram no ensino remoto, em uma instituição pública de Educação Infantil, da cidade de Passos, estado de Minas Gerais, Brasil. O objetivo foi investigar as especificidades que atravessam a atuação docente com crianças entre 4 e 5 anos, em tempos de pandemia. Para desenvolver a pesquisa utilizou-se como instrumento metodológico um questionário com questões dissertativas, para que as participantes descrevessem as sutilezas, desafios e aprendizagens da docência na pandemia. Enfim, os dados revelaram que a docência com crianças é desafiadora, mas também se demonstrou inventiva no ensino remoto, pois houve maior interação com as mídias, numa perspectiva além de utilitarista, mas também criativa e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Moura, UEMG/Passos/Minas Gerais

Professora efetiva do curso de Licenciatura em Pedagogia UEMG, unidade Passos. Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestra em Educação Escolar pela UNESP - Araraquara e Pedagoga pela UFSCar - São Carlos. Tem desenvolvido pesquisas a respeito das relações de crianças e professoras com (i)materialidades, com destaque às mídias, alfabetização, letramento e desenvolvimento profissional docente. É lider do grupo de estudos e pesquisas GIIL (Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens).

Monalisa Ferreira Silva, UEMG/Passos/Minas Gerais

Estudante do 4º período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos. Tem interesse por estudos relacionados à(s) infância(s), práticas pedagógicas em tempos de pandemia e Educação Infantil. Atualmente é membro do grupo de estudos e pesquisas GIIL - Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens. Também é bolsista de iniciação científica do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa - PAPq/UEMG.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; PARK, Margareth B. Mulheres na pandemia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

ABRAMOWICZ, Anete. Educação Infantil: implementar o exercício da infância. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela G. C. (org.). Infância e pós-estruturalismo. São Paulo: Porto de Ideias, 2017, p. 15-26.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica. –Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 20 mai 2021.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 20 mai 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: htpp://basenacionacomum.mec.gov.br/imagens/BNCC_publicacao.pdf Acesso em: 20 mai 2021.

CNN BRASIL. “Não há intenção do governo em furar teto de gastos”, diz Ricardo Barros - NOVO DIA. Youtube. 20 abr 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RvNya-CrmUw. Acesso em: 12 nov 2021.

CRUZ, Silvia H. V.; MARTINS, Cristiane A.; CRUZ, Rosimeire C. A. A educação infantil e demandas postas pela pandemia: intersetorialidade, identidade e condições para o retorno às atividades presenciais. Zero-a-Seis, Florianópolis, SC, v. 23, n. Especial, p. 147-174, jan./jan., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79003. Acesso em 10 set 2021.

FOCHI, Paulo. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: aula aberta da UNISINOS. Youtube. 09 abr 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nbap-57p2GA Acesso: 09 abr 2020.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d`água, 1997.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. Disponível: Acesso em: 13 mai 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/H5hSMRYMyjhYtBxqnMVZVJH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20 mai 2021.

GOBBI, Márcia. Múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6678-multiplaslinguagens&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 mai 2021.

JÚNIOR, Otávio. Da minha janela. Ilustrações de Vanina Starkoff. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas. 2019.

MACEDO, Elina E. Desigualdade e pandemia nas vidas das brasileirinhas e dos brasileirinhos. Zero-a-Seis, Florianópolis, SC, v. 22, n. Especial, p. 1404-1419, dez./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/77746. Acesso em: 13 jun 2021.

MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na Educação Infantil. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2020.

MORUZZI, Andrea B; SILVA Bianca N. B.; BARROS, Bruna C. Formação de professores da Educação Infantil: a especificidade em questão. In: ABRAMOWICZ, Anete; HENRIQUES, Afonso C. (orgs.) Educação Infantil: a luta pela infância. Campinas, SP: Papirus, 2020, p. 190-210.

OLIVEIRA, Rayssa. Espaços afetivos: habitar a escola. São Paulo: Ed. do Autor, 2021.

PAIVA, Vera Lúcia M. O. A pesquisa narrativa: uma introdução. Rev. bras. linguist. apl. 8 (2), 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/gPC5BsmLqFS7rdRWmSrDc3q/?lang=pt. Acesso em: 20 mai 2021.

SANTOS, Solange E.; SARAIVA, Marina R. O. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, SC, v. 22, n. Especial, p. 1404-1419, dez./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/78765/45035. Acesso em: 10 set 2021.

SERRÃO, Célia R. B.; OLIVEIRA, Renata C. D. As vozes que escoam na pandemia: a escuta como desafio para garantia dos direitos de bebês e crianças pequenas. In: GOBBI, Marcia A.; PITO, Juliana D. (orgs.). Coletivos, mulheres e crianças em movimentos: na pandemia do podcast ao livro. São Paulo, SP: FEUSP, 2021. p. 166-174. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/575/512/1953-1. Acesso em 10 set 2021.

SILVA, Lidiane V. Os desafios das práticas pedagógicas na Educação Infantil em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Passos, MG, 2021.

TAVARES, Maria Tereza G.; PESSANHA, Fabiana N. L.; MACEDO, Nayara A. Impactos da pandemia de covid-19 na educação infantil em São Gonçalo/RJ. Zero-a-Seis, Florianópolis, SC, v. 23, n. Especial, p. 77-100, jan./jan., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/78996. Acesso em: 15 set 2021.

Downloads

Publicado

22/12/2022

Como Citar

Moura, T., & Silva, M. (2022). Narrativas escritas sobre a docência com crianças na pandemia. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6361