Aprendizagens interculturais
a percepção dos estudantes argentinos de uma experiência de internacionalização curricular em casa em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6406Palavras-chave:
Fenomenologia, Grupos mistos, Intercâmbio curricular, InterculturalidadeResumo
Focamos num projeto de internacionalização em casa desenvolvido pela Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina). Objetivamos analisar aprendizagens interculturais a partir das percepções de estudantes argentinos que participaram de grupos mistos com estudantes brasileiros da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) numa experiência de intercâmbio curricular no semestre 2020/2, desenvolvido de forma remota em função da pandemia Covid-19. Adotamos abordagem qualitativa baseada na Fenomenologia, organizando dados coletados por meio de questionário nos eixos temáticos: expectativas, desafios e aprendizados. Compreendemos como os estudantes esperam, percebem e avaliam o trabalho em grupos mistos numa posição de abertura, tomando a alteridade como convidativa. Mesmo diante das dificuldades do idioma e da organização do tempo, os estudantes avaliam positivamente a experiência, elencando aprendizados interculturais como empatia, escuta, respeito. Concluímos que a experiência dos grupos mistos concretizou ideais centrais deste projeto: abertura, relacionamento e respeito com o outro numa experiência intercultural.
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