Direitos Humanos: O que dizem futuros professores?
Resumo
A partir da década de 2000, a discussão sobre a educação em direitos humanos entra para a agenda política do país, em consonância com as diretrizes que orientam a temática. É nesse cenário que o presente artigo se interessa pelo processo formativo de futuros professores, no que diz respeito a uma educação para os direitos humanos, e aponta como foco o que dizem os alunos do curso de Pedagogia sobre os direitos humanos. Inserindo-se no campo das representações sociais, o artigo debruça-se sobre o dito e o representado por graduandos em Pedagogia, a partir da temática direitos humanos. Utilizamos como estratégia metodológica a aplicação de questionários. Objetivamos apreender quais fundamentos esses estudantes acionam ao se posicionarem perante questões que envolvem, direta ou indiretamente, a temática dos direitos humanos. Com base em nossos achados, reafirmamos a importância da universidade debruçar-se sobre o debate acerca das noções e fundamentos que orientam os direitos humanos, frente a discursos de ódio e intolerância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).