“E se me chamarem de bichinha?! E se me chamarem de sapatão?!” O Bullying homofóbico em sala de aula

Autores

  • Thales Amaral Santos Coletivo EducAtivo
  • Marília Soares Nascimento Assistente social

Resumo

A sala de aula é um espaço do encontro das diversidades, em muitos casos é o primeiro contato que a criança tem com diferentes valores do que fora aprendido no ambiente familiar. Quando uma criança não se comporta de acordo com o que padroniza a sociedade, as outras crianças ao redor respondem de forma rápida, por meio de palavrões e agressões diversas. O ambiente escolar como um todo não está preparada para lidar com todas as diversidades que se encontram em seu espaço. Durante a formação de professoras/es, em poucos momentos debate-se sobre a importância da/o professor/a utilizar sua postura como autoridade no intuito de trabalhar todo e qualquer ato de opressão que exista entre estudantes. Este artigo pretende fazer um debate a cerca do bullying com motivação homofóbica e sugere uma intervenção a ser feita com as/os profissionais da educação no intuito de reduzir a homofobia na escola. 

Biografia do Autor

Thales Amaral Santos, Coletivo EducAtivo

Bacharel/Licenciado em Ciências Sociais

Professor de Sociologia do Ensino Médio

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Santos, T. A., & Nascimento, M. S. (2018). “E se me chamarem de bichinha?! E se me chamarem de sapatão?!” O Bullying homofóbico em sala de aula. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 1(1), 134–147. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/2618