“E se me chamarem de bichinha?! E se me chamarem de sapatão?!” O Bullying homofóbico em sala de aula
Resumo
A sala de aula é um espaço do encontro das diversidades, em muitos casos é o primeiro contato que a criança tem com diferentes valores do que fora aprendido no ambiente familiar. Quando uma criança não se comporta de acordo com o que padroniza a sociedade, as outras crianças ao redor respondem de forma rápida, por meio de palavrões e agressões diversas. O ambiente escolar como um todo não está preparada para lidar com todas as diversidades que se encontram em seu espaço. Durante a formação de professoras/es, em poucos momentos debate-se sobre a importância da/o professor/a utilizar sua postura como autoridade no intuito de trabalhar todo e qualquer ato de opressão que exista entre estudantes. Este artigo pretende fazer um debate a cerca do bullying com motivação homofóbica e sugere uma intervenção a ser feita com as/os profissionais da educação no intuito de reduzir a homofobia na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).