As compreensões do lazer entre os atores políticos das ações de Educação Integral Integrada da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Resumo
O Governo do Estado de Minas Gerais (MG) via Secretaria de Estado de Educação (SER/MG) ofereceu entre suas ações educacionais no ano de 2018 o Programa de Educação Integral e Integrada (EII). A ampliação da educação integral está prevista no Plano Nacional de Educação de 2014 influenciando as instâncias públicas. Entendemos que EII trabalha com atividades nomeadas de lazer. Esse artigo tem o intuito de verificar se o lazer foi pensado pelas pessoas que atuaram com o programa EII/MG no ano de 2018. Como metodologia realizamos entrevistas semiestruturadas com os oficineiros que atuam com as oficinas da Escola Integral Integrada da FHA em Ibirité, a equipe gestora responsável pela execução do programa EII na FHA e, por último, entrevistamos a coordenação responsável pelo programa EII na FHA em Ibirité. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas em áudio totalizando 13 entrevistas (7 oficineiros; 5 gestores locais; 1 gestores da SER/MG) e dois gestores da SER/MG as entrevistas foram gravadas via ligação de celular. Foram utilizadas por base duas perguntas: Qual o seu conceito de lazer? O lazer esta inserido no cotidiano da EII, se sim, de que forma? Posteriormente, as gravações das entrevistas foram transcritas, organizadas e categorizadas a partir da orientação de Barein (2011). No que se refere aos oficineiros, entre os 7 entrevistados, 6 relacionaram o lazer como uma ponte para se chegar ao prazer. Os oficineiros utilizam o lazer como principal método para suas oficinas no desafio de melhorar a qualidade de ensino, manter os jovens longe das ruas e divulgar uma cultura diferente, trazendo assim o lazer com uma perspectiva funcionalista. No que diz respeito aos gestores locais (FHA) consideraram o lazer articulado ao brincar, ao prazer e como conteúdo da EII. No âmbito dos gestores da SER\MG o lazer foi entendido como um tema transversal, gerador de habilidades e aprendizagens, e um processo informal de educação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).