As compreensões do lazer entre os atores políticos das ações de Educação Integral Integrada da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Autores

  • Sheylazarth Presciliana Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG / Departamento de Ciências do Movimento Humano
  • Kaene Naara Rodrigues UEMG
  • Debora Lima Silva UEMG
  • Gustavo Henrique Souza UEMG

Resumo

O Governo do Estado de Minas Gerais (MG) via Secretaria de Estado de Educação (SER/MG) ofereceu entre suas ações educacionais no ano de 2018 o Programa de Educação Integral e Integrada (EII). A ampliação da educação integral está prevista no Plano Nacional de Educação de 2014 influenciando as instâncias públicas. Entendemos que EII trabalha com atividades nomeadas de lazer. Esse artigo tem o intuito de verificar se o lazer foi pensado pelas pessoas que atuaram com o programa EII/MG no ano de 2018. Como metodologia realizamos entrevistas semiestruturadas com os oficineiros que atuam com as oficinas da Escola Integral Integrada da FHA em Ibirité, a equipe gestora responsável pela execução do programa EII na FHA e, por último, entrevistamos a coordenação responsável pelo programa EII na FHA em Ibirité. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas em áudio totalizando 13 entrevistas (7 oficineiros; 5 gestores locais; 1 gestores da SER/MG) e dois gestores da SER/MG as entrevistas foram gravadas via ligação de celular. Foram utilizadas por base duas perguntas: Qual o seu conceito de lazer? O lazer esta inserido no cotidiano da EII, se sim, de que forma? Posteriormente, as gravações das entrevistas foram transcritas, organizadas e categorizadas a partir da orientação de Barein (2011). No que se refere aos oficineiros, entre os 7 entrevistados, 6 relacionaram o lazer como uma ponte para se chegar ao prazer. Os oficineiros utilizam o lazer como principal método para suas oficinas no desafio de melhorar a qualidade de ensino, manter os jovens longe das ruas e divulgar uma cultura diferente, trazendo assim o lazer com uma perspectiva funcionalista. No que diz respeito aos gestores locais (FHA) consideraram o lazer articulado ao brincar, ao prazer e como conteúdo da EII. No âmbito dos gestores da SER\MG o lazer foi entendido como um tema transversal, gerador de habilidades e aprendizagens, e um processo informal de educação

Biografia do Autor

Sheylazarth Presciliana Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG / Departamento de Ciências do Movimento Humano

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e doutorado em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é pesquisadora do Programa Esporte Lazer da Cidade - PELC, Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG / Ibirité. Participante de grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física e na graduação em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de lazer e esporte, formação profissional, dança, ginásticas esportivas e estudos de mediação.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Ribeiro, S. P., Rodrigues, K. N., Silva, D. L., & Souza, G. H. (2020). As compreensões do lazer entre os atores políticos das ações de Educação Integral Integrada da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(1), 52–71. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4450