O golpe de 2016 e as ameaças para a educação no Brasil: o tripé de retrocessos
Resumo
Em 2016 a presidenta eleita democraticamente no Brasil foi retirada do poder a partir de um impeachment, visto aos olhos do mundo como um processo antidemocrático, aqui chamado de Golpe. Este artigo trabalha questões que permeiam o período após o Golpe de 2016, atravessando três medidas chamadas de tripé de retrocessos, que são: o projeto Escola Sem Partido, a PEC 241/55 e a Reforma do Ensino Médio. De forma coletiva, o grupo de autores analisa estas reformas e suas possíveis consequências para a educação brasileira, refletindo nos reais interesses destes projetos, que são a manutenção do estado capitalista neoliberal e desmonte da educação pública, gratuita e de qualidade. A inspiração para a escrita deste artigo ocorreu anterior às eleições de 2018. Daquele período até o atual nossa conjuntura vem sofrendo mutações, por isso a análise sobre estes processos necessitam de constante atenção para os rumos que vêm tomando. Hoje, as ameaças trazidas por um governo com características autoritárias, moralmente conservadoras e economicamente ultraliberais são potencialmente maiores, contudo, não ocorrem sem resistência.
Palavras-chave: Democracia, Educação, Retrocessos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).