Educação e transformação: a dimensão pessoal da reconfiguração da prática docente

Autores

Resumo

A pesquisa que origina este artigo objetivou compreender a experiência de professores dos anos finais do ensino fundamental que desenvolveram projetos voltados à reconfiguração de suas práticas educacionais, com vistas à promoção da autonomia dos estudantes. O estudo foi realizado no Núcleo de Reconfiguração das Práticas Pedagógicas de uma escola pública de Brasília, DF. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e as respostas foram sistematizadas em grandes temas: formação dos professores, comparação entre metodologias tradicionais e transformadoras, e impacto das ações e decisões da gestão escolar na realização dos projetos. Os resultados ressaltam a importância de espaços coletivos de formação para a adoção de práticas transformadoras, que foram avaliadas pelos participantes como menos desgastantes que as tradicionais e mais interessantes e significativas. O apoio efetivo das gestões central e escolar emergiu como um aspecto importante para o sucesso e continuidade dos projetos desenvolvidos.

Biografia do Autor

Marcela Araujo Moraes Ribeiro, Universidade de Brasília

graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005-2011). Especialização em pós-graduação lato sensu em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (2014).Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da UnB (2019).

Regina Lucia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília

possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela UnB e Pós Doutorado em Sciences de lEducation pela Universidade Paris V, René Descartes. Profa. da UnB no Instituto de Psicologia. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Ribeiro, M. A. M., & Pedroza, R. L. S. (2020). Educação e transformação: a dimensão pessoal da reconfiguração da prática docente. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(1), 29–51. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4589