Educação em Direitos Humanos: a arte como ferramenta para a emancipação de adolescentes em conflito com a lei

Autores

  • José Heleno Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Divinópolis
  • Amanda de Freitas Maciel Graduanda em História - UEMG Divinópolis

Resumo

Apresenta-se uma análise dos resultados do projeto de extensão “Oficinas de Educação em Direitos Humanos com adolescentes em conflito com a lei internados no Centro Socioeducativo – uma possibilidade de emancipação”. Ao considerar a falta de perspectiva dos adolescentes acautelados, causada principalmente pelo isolamento social e pela institucionalização, o trabalho demonstra sua relevância social ao possibilitar, a partir da realização de oficinas de educação em Direitos Humanos, envolvendo atividades artísticas e culturais, a emancipação e a percepção de outras possibilidades para esses jovens. Com inspiração em Boaventura Santos e Paulo Freire, optou-se pelas metodologias colaborativas não extrativistas. Os debates e produções artísticas dos adolescentes indicam uma conquista quanto ao autoconhecimento e à capacidade de problematização da realidade em que estão inseridos.

Biografia do Autor

José Heleno Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Divinópolis

Licenciado em Filosofia (INESP), Mestre em Mídia e Conhecimento (UFSC), Doutorando em Educação (PUC MINAS), Professor de Filosofia - UEMG Cláudio. Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Amanda de Freitas Maciel, Graduanda em História - UEMG Divinópolis

Graduanda em História na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Divinópolis MG

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Ferreira, J. H., & Maciel, A. de F. (2020). Educação em Direitos Humanos: a arte como ferramenta para a emancipação de adolescentes em conflito com a lei. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(1), 118–137. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4633