Formação continuada de professores, sujeitos de direitos e processos etno e autoformativos

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma abordagem teórica sobre o processo de formação continuada de professores-educadores, a partir perspectivas etno e autoformativas imbricadas, como contribuições efetivas à implementação de uma cultura de Direitos Humanos, ainda fortemente violados, e de formação de sujeitos de direitos. Apresenta uma reflexão sobre formação continuada em Direitos Humanos, destacando a experiência formativa da Escola de Formação em Direitos Humanos, vinculada à Rede de Educação em Direitos Humanos de Estado de Minas Gerais. Com apoio de Arendt (1989), Bobbio (1992, 2002), Benachio (2011), Benevides (2003), Candau (2012, 2013), Catani (2003), Tardif (2008) e outros referenciais, entendemos que a educação em Direitos Humanos é um componente importante e necessário para a formação continuada de professores, educadores, de diferentes áreas do conhecimento e modalidades de ensino e busca apontar caminhos possíveis à promoção de processos educativos que contribuam com a formação de sujeitos de direitos.

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Formação continuada.  Etno e autoformação.

Biografia do Autor

Cínthia Maria Seibert Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau Secretaria Municipal de Educação de Salvador - SMED

Mestre em Educação pelo Programa de Pòs-graduação em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atualmente é professora no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau –Salvador - BA e Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação - SMED, no Município de Salvador- BA. Membro da Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB e membro do Grupo de Pesquisa Formacce, Infância, Linguagens e Eja da Universidade do Estado da Bahia- UNEB.

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Pós-Doutorado em Antropologia Social e Doutora em Educação (UFBA); foi professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Campus de Itapetinga, BA, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), Campus de Jequié- BA e Mestrado em Ensino (PPGEN), Campus de Vitória da Conquista- BA e do curso de Pedagogia, Campus de Itapetinga -BA, da UESB. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares (UESB/CNPq) e Rede de Pesquisa Representações, Discursos e Violência na Escola (FAPESB/UESB).

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Seibert Santos, C. M., & de Andrade Ferreira, M. de F. (2020). Formação continuada de professores, sujeitos de direitos e processos etno e autoformativos. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(1), 5–28. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4635