Direitos Humanos e Literatura: reduzindo vulnerabilidades sociais através da contação de histórias
Resumo
Este artigo pretende investigar as vulnerabilidades das crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Bento Gonçalves/RS, observando suas especificidades e inserção na comunidade, bem como propor atividades literárias com intuito de realizar ludicamente o efetivo ensino dos Direitos Humanos desde a infância. Através da pesquisa, evidenciou-se que as principais dificuldades das crianças atendidas pelo SCFV para a boa convivência em sociedade dizem respeito à questões envolvendo gênero, religiosidade e sexualidade. A partir dessa constatação, foram planejadas ações literárias que objetivaram a promoção dos Direitos Humanos e a redução de desigualdades sociais, propiciando o acolhimento e a redução da situação de vulnerabilidade das crianças atendidas, permitindo uma melhor qualidade de vida e colaborando na constituição de cidadãos autônomos e atuantes na mudança de suas realidades.Downloads
Publicado
2020-12-18
Como Citar
Rodrigues, R. R. de M., & Ferreira, L. S. (2020). Direitos Humanos e Literatura: reduzindo vulnerabilidades sociais através da contação de histórias. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(2), 131–150. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5086
Edição
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Artigos
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