Direitos Humanos e Literatura: reduzindo vulnerabilidades sociais através da contação de histórias

Autores

  • Robert Reiziger de Melo Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves. (IFRS)
  • Leticia Schneider Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves. (IFRS)

Resumo

Este artigo pretende investigar as vulnerabilidades das crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Bento Gonçalves/RS, observando suas especificidades e inserção na comunidade, bem como propor atividades literárias com intuito de realizar ludicamente o efetivo ensino dos Direitos Humanos desde a infância. Através da pesquisa, evidenciou-se que as principais dificuldades das crianças atendidas pelo SCFV para a boa convivência em sociedade dizem respeito à questões envolvendo gênero, religiosidade e sexualidade. A partir dessa constatação, foram planejadas ações literárias que objetivaram a promoção dos Direitos Humanos e a redução de desigualdades sociais, propiciando o acolhimento e a redução da situação de vulnerabilidade das crianças atendidas, permitindo uma melhor qualidade de vida e colaborando na constituição de cidadãos autônomos e atuantes na mudança de suas realidades.

Biografia do Autor

Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves. (IFRS)

Graduando em Letras (IFRS). Educador Social no município de Bento Gonçalves/RS. Bolsista voluntário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS.

Leticia Schneider Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves. (IFRS)

Doutora em História (UFRGS). Docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS - Campus Bento Gonçalves.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Rodrigues, R. R. de M., & Ferreira, L. S. (2020). Direitos Humanos e Literatura: reduzindo vulnerabilidades sociais através da contação de histórias. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(2), 131–150. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5086