Educação para população negra da Amazônia em tempos de Covid, pequenas reflexões sobre as desigualdades

Autores

  • Bruno Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Wladirson Cardoso Universidade do Estado Do Pará

Palavras-chave:

Amazônia - Educação – Poder – Covid-19.

Resumo

Esse artigo busca contribuir com os debates acerca das questões que envolvem a educação da população negra, além de realizar algumas reflexões sobre as relações de poder no campo da educação e as desigualdades existentes no sistema educacional brasileiro. A partir das leituras de Michel Foucault e dos seus estudos sobre o micropoder e o poder discursivo, nas relações sociais e nos espaços de controle dos corpos. Esse artigo realiza a partir de uma análise bibliográfica, baseadas em livros, trabalhos acadêmicos, jornais, buscando refletir sobre a ampliação da desigualdade na educação em tempos de Covid-19. A metodologia de pesquisa utilizada é a análise de conteúdo, de uma pesquisa qualitativa, que se baseia em estudos de pesquisas realizadas no Brasil, principalmente com foco na Amazônia.

Biografia do Autor

Bruno Oliveira, Universidade Federal do Pará

Bruno Oliveira de Sousa e Sousa, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS.

Wladirson Cardoso, Universidade do Estado Do Pará

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará, líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Oliveira, B., & Cardoso, W. (2021). Educação para população negra da Amazônia em tempos de Covid, pequenas reflexões sobre as desigualdades . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(1), 190–202. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5437