Educação Superior e Transformação Social

Um Estudo de Caso sobre Design Inclusivo para Pessoas com Deficiência Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8455

Palavras-chave:

Ensino Superior, Extensão Universitária, Deficiência visual, Museu, Pedagogia Crítica

Resumo

Este artigo analisa o papel do ensino superior na transformação social, pautado nos princípios de qualidade e sustentabilidade, através do fortalecimento da extensão universitária no Museu Nacional do Calçado. Focalizando no projeto de extensão "Moda e inclusão: design e indumentária para pessoas com deficiência visual", investigamos como esta iniciativa promove a inclusão de pessoas com deficiência visual na exposição em homenagem a Zuzu Angel. Além disso, abordamos a integralização da extensão nos currículos de graduação e sua contribuição para as Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto global, bem como a relevância de perspectivas libertárias na transformação social. Avaliamos a eficácia dos projetos de extensão, enfatizando a importância da avaliação de impacto e sustentabilidade a longo prazo. Por fim, discutimos os desafios e oportunidades enfrentados pela educação superior, com foco na acessibilidade e inovações tecnológicas para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Biografia do Autor

Daniel Keller, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (FEEVALE) e mestre pelo mesmo programa. Aluno especial no Programa de Antropologia Cultural (UFRGS) e graduando em Sociologia (Estácio), bacharel em Moda (FEEVALE).  Bolsista CAPES. 

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora em História, professora e pesquisadora da Universidade Feevale (Novo
Hamburgo/RS/Brasil) E-mail: claudias@feevale.br

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Keller, D., & Schemes, C. (2024). Educação Superior e Transformação Social : Um Estudo de Caso sobre Design Inclusivo para Pessoas com Deficiência Visual. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(1), 152–170. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8455