Educação Superior e Transformação Social
Um Estudo de Caso sobre Design Inclusivo para Pessoas com Deficiência Visual
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8455Palavras-chave:
Ensino Superior, Extensão Universitária, Deficiência visual, Museu, Pedagogia CríticaResumo
Este artigo analisa o papel do ensino superior na transformação social, pautado nos princípios de qualidade e sustentabilidade, através do fortalecimento da extensão universitária no Museu Nacional do Calçado. Focalizando no projeto de extensão "Moda e inclusão: design e indumentária para pessoas com deficiência visual", investigamos como esta iniciativa promove a inclusão de pessoas com deficiência visual na exposição em homenagem a Zuzu Angel. Além disso, abordamos a integralização da extensão nos currículos de graduação e sua contribuição para as Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto global, bem como a relevância de perspectivas libertárias na transformação social. Avaliamos a eficácia dos projetos de extensão, enfatizando a importância da avaliação de impacto e sustentabilidade a longo prazo. Por fim, discutimos os desafios e oportunidades enfrentados pela educação superior, com foco na acessibilidade e inovações tecnológicas para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.
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