As contribuições da orientação pedagógica na resolução de conflitos e na formação do cidadão

Autores

  • Alan do Amaral Ribeiro
  • Fernanda Lessa Bezerra
  • Leandro Trindade Pinto Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8533

Palavras-chave:

Orientação pedagógica, Psicologia da Educação, Conflito

Resumo

Esta pesquisa tem como tema as contribuições da orientação pedagógica na comunidade escolar. O objetivo principal é refletir como os problemas de relacionamento podem interferir no processo de ensino e de aprendizagem e como eles foram ainda mais acentuados no pós-pandemia. O público-alvo foram famílias matriculadas no segmento da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e privadas da Baixada Fluminense. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo. Os resultados trouxeram informações a relação entre baixo rendimento e de conflitos familiares; a evasão maior da escola pública de crianças de 0 a 5 anos cujas famílias pertencem às classes sociais C, D e E, e que esta evasão está relacionada entre o nível de instrução e a renda familiar. Tais resultados indicam que as contribuições da orientação pedagógica podem ajudar na identificação e possível resolução de alguns problemas no ambiente escolar.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

do Amaral Ribeiro, A., Lessa Bezerra, F., & Trindade Pinto, L. (2024). As contribuições da orientação pedagógica na resolução de conflitos e na formação do cidadão. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(1), 111–131. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8533