As contribuições da orientação pedagógica na resolução de conflitos e na formação do cidadão
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8533Palavras-chave:
Orientação pedagógica, Psicologia da Educação, ConflitoResumo
Esta pesquisa tem como tema as contribuições da orientação pedagógica na comunidade escolar. O objetivo principal é refletir como os problemas de relacionamento podem interferir no processo de ensino e de aprendizagem e como eles foram ainda mais acentuados no pós-pandemia. O público-alvo foram famílias matriculadas no segmento da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e privadas da Baixada Fluminense. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo. Os resultados trouxeram informações a relação entre baixo rendimento e de conflitos familiares; a evasão maior da escola pública de crianças de 0 a 5 anos cujas famílias pertencem às classes sociais C, D e E, e que esta evasão está relacionada entre o nível de instrução e a renda familiar. Tais resultados indicam que as contribuições da orientação pedagógica podem ajudar na identificação e possível resolução de alguns problemas no ambiente escolar.
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