Garantia do direito à educação em contextos socioeducativos

desafios e perspectivas sob a ótica dos Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8536

Palavras-chave:

Socioeducação, Acesso à educação, Juventudes, Direitos Humanos

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica originária de um trabalho de conclusão de curso, e possui o objetivo de compreender como ocorre a vinculação do conceito de educação com o conceito de direitos humanos a partir de sua visão crítica, identificando como são descritos os contextos de violação ao direito à educação nos trabalhos acadêmicos de ensino superior. Essa busca acontece a partir do recorte do contexto socioeducativo. Como subsidiário teórico do conceito Direitos Humanos, foi utilizado o autor Flores (2008). A análise dos dados está dividida em três grandes dimensões: Educação como um direito; Vulnerabilidade Social e Violência e; Culturas Escolares e Relação da Família com a Educação. O estudo trouxe uma ampla perspectiva sobre a inserção desses adolescentes na escola. A pesquisa demonstra a necessidade da abertura para a expansão da discussão dos direitos humanos nos processos educativos desses adolescentes.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977] 2016.

CRAIDY, Carmem Maria. Medidas socioeducativas e educação. In: CRAIDY, Carmen Maria; SZUCHMAN, Karine (org.). Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Pipa, 2015. p. 74-89.

DUBET, F.. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. Cad. Pesquis., 2003 (119), p. 29–45, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200002

FLORES, Joaquin Herrera. A (Re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteaux, 2008.

LIMA, T.C.S de; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, v.10, spe, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004

MELO, Jennifer Silva. Breve histórico da criança no Brasil: conceituando a infância a partir do debate historiográfico. Revista Educação Pública, v. 20, nº 2, 14 de janeiro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/2/breve-historico-da-crianca-no-brasil-conceituando-a-infancia-a-partir-do-debate-historiografico. Acesso em: 19 jul 2024 10:07

NOGUEIRA, Maria A.; NOGUEIRA, Cláudio M M. Bourdieu & a Educação. Grupo Autêntica, 2007. E-book. ISBN 9788582170113.

PERONDI, Maurício; STEPHANOU, Maria. Juventudes na Atualidade: abordagens e conceitos. In: CRAIDY, Carmem Maria; SZUCHMAN, Karine (comp.). Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Pipa, 2015. p. 58-71

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. 516 p. ISBN 978-85-7745-147-X

SSPS (RS). Fundação de Atendimento Socioeducativo et al. Perfil da população da FASE em 4 de junho de 2024. In: Estatísticas. Rio Grande do Sul, 2024. Disponível em: https://www.fase.rs.gov.br/estatisticas. Acesso em: 15 jul. 2024.

UNICEF. O que são os Direitos Humanos? , 2015. Disponível em:

https://www.unicef.org/brazil/o-que-sao-direitos-humanos#:~:text=Os%20direitos%20humanos%20s%C3%A3o%20normas,tem%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a%20eles. Acesso em: 06 mar 2024, 9:18 AM

VIDAL, Alex. Os jovens em conflito com a lei: construindo vidas descartáveis. In: CRAIDY, Carmem Maria; SZUCHMAN, Karine (comp.). Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre, 2015. p. 126-142.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Kaczan da Silva, D., & Perondi, M. (2024). Garantia do direito à educação em contextos socioeducativos : desafios e perspectivas sob a ótica dos Direitos Humanos. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(1), 132–151. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8536