Garantia do direito à educação em contextos socioeducativos
desafios e perspectivas sob a ótica dos Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8536Palavras-chave:
Socioeducação, Acesso à educação, Juventudes, Direitos HumanosResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica originária de um trabalho de conclusão de curso, e possui o objetivo de compreender como ocorre a vinculação do conceito de educação com o conceito de direitos humanos a partir de sua visão crítica, identificando como são descritos os contextos de violação ao direito à educação nos trabalhos acadêmicos de ensino superior. Essa busca acontece a partir do recorte do contexto socioeducativo. Como subsidiário teórico do conceito Direitos Humanos, foi utilizado o autor Flores (2008). A análise dos dados está dividida em três grandes dimensões: Educação como um direito; Vulnerabilidade Social e Violência e; Culturas Escolares e Relação da Família com a Educação. O estudo trouxe uma ampla perspectiva sobre a inserção desses adolescentes na escola. A pesquisa demonstra a necessidade da abertura para a expansão da discussão dos direitos humanos nos processos educativos desses adolescentes.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977] 2016.
CRAIDY, Carmem Maria. Medidas socioeducativas e educação. In: CRAIDY, Carmen Maria; SZUCHMAN, Karine (org.). Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Pipa, 2015. p. 74-89.
DUBET, F.. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. Cad. Pesquis., 2003 (119), p. 29–45, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200002
FLORES, Joaquin Herrera. A (Re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteaux, 2008.
LIMA, T.C.S de; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, v.10, spe, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004
MELO, Jennifer Silva. Breve histórico da criança no Brasil: conceituando a infância a partir do debate historiográfico. Revista Educação Pública, v. 20, nº 2, 14 de janeiro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/2/breve-historico-da-crianca-no-brasil-conceituando-a-infancia-a-partir-do-debate-historiografico. Acesso em: 19 jul 2024 10:07
NOGUEIRA, Maria A.; NOGUEIRA, Cláudio M M. Bourdieu & a Educação. Grupo Autêntica, 2007. E-book. ISBN 9788582170113.
PERONDI, Maurício; STEPHANOU, Maria. Juventudes na Atualidade: abordagens e conceitos. In: CRAIDY, Carmem Maria; SZUCHMAN, Karine (comp.). Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Pipa, 2015. p. 58-71
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. 516 p. ISBN 978-85-7745-147-X
SSPS (RS). Fundação de Atendimento Socioeducativo et al. Perfil da população da FASE em 4 de junho de 2024. In: Estatísticas. Rio Grande do Sul, 2024. Disponível em: https://www.fase.rs.gov.br/estatisticas. Acesso em: 15 jul. 2024.
UNICEF. O que são os Direitos Humanos? , 2015. Disponível em:
https://www.unicef.org/brazil/o-que-sao-direitos-humanos#:~:text=Os%20direitos%20humanos%20s%C3%A3o%20normas,tem%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a%20eles. Acesso em: 06 mar 2024, 9:18 AM
VIDAL, Alex. Os jovens em conflito com a lei: construindo vidas descartáveis. In: CRAIDY, Carmem Maria; SZUCHMAN, Karine (comp.). Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre, 2015. p. 126-142.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).