O encontro da experiência migratória com a performance da masculinidade hegemônica

um relato de experiência sobre educação de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8544

Palavras-chave:

Educação de gênero, Relações de gênero, Migração venezuelana, Direitos humanos, Masculinidade

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo narrar uma vivência de trabalho grupal desenvolvida com homens migrantes venezuelanos e brasileiros. Os grupos reflexivos tiveram como proposta fomentar discussões sobre aspectos que permeiam vivências em relação à masculinidade hegemônica no encontro com a experiência migratória. Os encontros possibilitaram reflexões e ressignificações de aspectos específicos que emergiram sobre suas referências de masculinidade construídas ao longo da vida, e como as concepções e sentidos atribuídos produzem impactos sociais positivos e negativos para suas famílias, comunidades e para si mesmos. Promover encontros grupais para discutir sobre os impactos da masculinidade hegemônica é possibilitar que homens nomeiem as violências vivenciadas e praticadas, agindo frente ao sofrimento ético-político produto e produtor das desigualdades sociais e de gênero.

Biografia do Autor

Elis Moura Marques, Psicologia Andarilha

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e especialista em Saúde Mental pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atuou como trabalhadora humanitária na resposta a migração venezuelana para o Brasil entre 2018 e 2022 em Boa Vista-RR, Rio Branco-AC, Porto Velho-RO, Belém-PA e Teresina-PI.

Saulo Ribeiro Monte, Psicologia Andarilha

Psicólogo graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Psicologia de Grupos e Desenvolvimento de Equipes. Atuou como trabalhador humanitário entre 2021 e 2023, como psicólogo comunitário, consultor de saúde mental e mediador de grupos operativos e terapêuticos.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Moura Marques, E., & Ribeiro Monte, S. (2024). O encontro da experiência migratória com a performance da masculinidade hegemônica: um relato de experiência sobre educação de gênero . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(1), 171–190. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8544