Sobre a Revista

Como resultado de um esforço da comunidade científica da Unidade Carangola, a Revista de divulgação científica SAPIENS foi elaborada como mecanismo de contribuição de divulgação científica regional. Moldada com foco interdisciplinar, baseada nas Ciências Ambientais, permite a publicação de artigos científicos nas áreas: Educação, Letras e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra. Nosso esforço é garantir um local de debates e promoção do crescimento das pesquisas científicas no âmbito regional e nacional.

ISSN: 2596-156X

Qualis - B4

 

Anúncios

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO - V. 5, N.2 2023: O ensino de língua inglesa e de literaturas de língua inglesa em múltiplos contextos: possibilidades e desafios

2023-08-23

Estão abertas até o dia 03 de novembro de 2023 as submissões de trabalhos para o dossiê temático "O ensino de língua inglesa e de literaturas de língua inglesa e múltiplos contextos: possibilidades e desafios" do V. 5, N. 2 de 2023 da Sapiens.

Desde sua expansão no século XVI, levada pela ânsia de conquista do mundo do Império Britânico, a Língua Inglesa, surgida do embate entre povos autóctones das ilhas britânicas e bárbaros anglo-saxões, chega a nossos tempos desterritorializada e falada em diversos níveis de proficiência por cerca de 1 bilhão de pessoas, sendo a maioria pessoas que a aprenderam como segunda língua ou língua adicional. Língua oficial de 53 países ao redor do globo e língua de comunicação internacional, a Língua Inglesa estabelece diálogo possível entre culturas das mais diversas.

Juntamente com a expansão linguística, as literaturas de Língua Inglesa desenvolveram-se desde os cantos orais e épicos de Beowulf até a deflagração da pós-modernidade e pós-colonialidade, em que os povos antes subjugados das colônias tomam a língua dos antigos colonizadores como língua de resistência e de vozeamento dos passados silenciados e traumáticos, até a enunciação da liberdade dos racismos, machismos, gritos de independência cultural.

Em vista da importância das línguas inglesas faladas pelo mundo (World Englishes) e das literaturas que se expressam através destas línguas inglesas, o presente dossiê convida estudantes e pesquisadores das áreas de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa a trazerem contribuições para o diálogo cada vez mais necessário entre teorias e práticas que atravessam essas grandes áreas dos estudos linguísticos, literários e culturais.

Organização:

Profª. Dr.ª Andressa Christine Oliveira da Silva - UEMG Carangola

Prof. Ms. Carlos Tadeu Lira Vieira - UEMG Carangola

Prof. Dr. Fabiano Santos Saito - UEMG Carangola

Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO - V. 5, N.2 2023: O ensino de língua inglesa e de literaturas de língua inglesa em múltiplos contextos: possibilidades e desafios

Edição Atual

v. 5 n. 1 (2023): O trabalho docente e discente realizado na perspectiva da mediação entre teoria e prática: estratégias e didáticas possíveis
					Visualizar v. 5 n. 1 (2023): O trabalho docente e discente realizado na perspectiva da mediação entre teoria e prática: estratégias e didáticas possíveis
Publicado: 2023-08-03

DOSSIÊ

  • Expediente

    Josué Borges de Araújo Godinho
    1 - 4
  • Apresentação

    Jairo Barduni Filho, Diego Gonzaga Duarte da Silva
    5 - 8
  • O Anime Dr. Stone como Ferramenta Lúdica em potencial para Organização do Conhecimento Prévio

    Alef Bruno Santos, Edgar Perin Moraes
    9 33
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7384
  • A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO COMO INSTRUMENTO DE INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    alessandra franco, Pablo Abraham Zunino
    34 - 59
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7439
  • A WEBQUEST ENQUANTO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

    Gilmara Ozorio da Silva Santos, Diva Souza Silva
    60 - 74
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7364
  • DIGITALIZAÇÃO E IMPRESSÃO TRIDIMENSIONAL DE PEÇAS ANATÔMICAS PARA ENSINO DE MEDICINA VETERINÁRIA

    Raiza De Sá Medeiros, Nicolas Azevedo Gomes, THIAGO MACHADO DA SILVA ACIOLY, Diego Carvalho Viana
    75 - 89
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7373
  • JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS PERCURSOS FORMATIVOS PÓS-DIPLOMAÇÃO DE JOVENS LICENCIADOS(AS) ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES

    Maikon Bueno
    90 - 111
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7389
  • AS PERCEPÇÕES DE EDUCADORAS E FAMILIARES SOBRE O BRINCAR POPULAR NA ESCOLA E NA FAMÍLIA.

    Jairo Barduni Filho, Daniela Moreti Grigato
    112 - 134
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7361
  • POSSIBILIDADES PARA SE DISCUTIR AS RELAÇÕES ÉTNICO–RACIAIS NAS ESCOLAS POR MEIO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Diego Gonzaga Duarte da Silva, Gilsilene Reginaldo
    135 - 152
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7423
  • Um UM OLHAR CINEMATOGRÁFICO PARA A GEOMETRIA AÇÕES DE EXTENSÃO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Sabrina Alves Boldrini Cabral, senhora , senhor
    153 - 172
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7462
  • LEITURA E COGNIÇÃO A MEDIAÇÃO COM O GÊNERO CHARGE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

    SANDRA CAMPELO
    173 - 190
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7395
  • A DIMENSÃO REFLEXIVA DO EDUCADOR

    Guilherme Celestino Souza Santos, Elizete Oliveira de Andrade
    191 - 204
    DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7469
Ver Todas as Edições