Revista Interdisciplinar Sulear

Esta revista, surge do desejo do grupo docente da unidade Ibirité  de contribuir com a divulgação de pesquisas que busquem a interdisciplinaridade como um relevante  caminho  para a educação.

A abordagem interdisciplinar permite uma relação entre conteúdos disciplinares, proporciona amplo entrelaçamento de uma temática investigada. E por ter esse engajamento com uma proposta de educação libertadora,  foi batizada com um termo criado pelo físico brasileiro Marcio D’Olne Campos, que publicou pela primeira vez em 1991, no texto “A Arte de sulear-se”, e que a partir daí passou a ser muito usado pelo patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire.

Nesse espírito de contrapor um modelo eurocêntrico predeterminado de educação, é que a Revista Interdisciplinar Sulear chega ao cenário acadêmico.

Serão bem recebidos, todos artigos que dialoguem  com a interdisciplinaridade, com a educação libertadora e com o pensamento decolonial e as relações Sul Sul.

ISSN: 2595-8569

Editores: Walesson Gomes Silva, Eliane Ferreira Sá, Priscila Nádia Santos de Oliveira.


ANO 1, No. 3 (NOVEMBRO/2018)

Revista Interdisciplinar Sulear surgiu a partir do desejo de um grupo de docentes da Unidade Acadêmica Ibirité. O interesse era a divulgação de pesquisas que servissem para contribuir com uma proposta de educação libertadora, motivo pelo qual a revista foi batizada com um termo criado pelo Patrono da Educação brasileira, o educador Paulo Freire. Dessa forma, a Revista Interdisciplinar Sulear busca por em relevo no cenário acadêmico a interdisplinaridade  fazendo diálogo com a decolonialidade como contraproposta ao modelo tradicional eurocêntrico que foi predeterminado para a educação brasileira desde os primeiros tempos. 

A Revista funciona em fluxo contínuo aceitando a submissão de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas elaboradas por pesquisadores e professores  vinculados a   instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras. Seu eixo estrutural é formado pela tematização crítica/reflexiva da  Educação, com vínculos nas áreas de Letras, Artes,  Ciências Humanas e Sociais.

Sumário

Walter Ernesto Ude Marques, Valmir Alves dos Santos
PDF
Deborah Manoela Martins Pereira, Walesson Gomes da Silva
PDF
Camila Jardim de Meira, Lílian Sipoli Carneiro Cañete
PDF
Luísa Teixeira Andrade Pinho, Eliane da Silva Machado
PDF
Alysson Feitosa Ramos, Eliane Ferreira de Sá, Marciana Almendro David, Ely Maués
PDF
Douglas Tomácio, Cristina Silva, Deisilane Santos, Jefferson Esrom, Anderson de Jesus Rodrigues
PDF
Vanessa Pinheiro Ladeira, Milton Rosa
PDF
Ludmila Salomão Venâncio, Gabriela Machado de Carvalho Oliveira, Pollyanna Marcelino Fonseca
PDF
Ana Paula Ferreira Pedroso
PDF
Janaina Martins Silva, Márcia Custódia Pereira, Sílvio Márcio Bernardes
PDF
Gevanessy Roberto Barbosa, Hamilton Matos de Queiroz, Cecília Vieira Miranda, Lívia Constâncio de Siqueira
PDF