O programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”

Percepções sobre a formação cidadã a partir de experiências no município de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6518

Palavras-chave:

Formação cidadã., Ações educacionais., Temas contemporâneos transversais.

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento onde serão articuladas algumas considerações sobre o tema formação para a construção da cidadania e o debate sobre a ética voltada ao público “infantojuvenil” por meio do Programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e Cidadania”, promovido Controladoria Geral da União (CGU). A abordagem metodológica pautou-se na exploração de documentos oficiais e normativos, com a adoção de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas semiestruturadas. Embora inicialmente os resultados obtidos apontem para uma satisfação dos profissionais envolvidos no trabalho docente, percebemos também, considerando os dados coletados, alguns indícios que nos levam a compreender que vários aspectos do Programa ainda precisam ser aprimorados. Acreditamos que esse estudo possa proporcionar contribuições e reflexões teóricas quanto à temática abordada e uma maior compreensão dos processos e aspectos didáticos-metodológicos do programa.

Biografia do Autor

Lincoln de Souza Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestrando em Educação e Formação Humana/UEMG. Pós graduado lato sensu em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais/UFMG. Graduado em Ciências Contábeis/UFMG (2001). Auditor Federal da CGU. Atuação nos campos de auditoria, em especial dos programas das áreas da Educação Superior e Profissionalizante das instituições federais de ensino e institutos que compõem a rede de educação.

Ana Paula Andrade, UEMG

Doutora em Educação pelo PPGE FE UFRJ. Mestre em Educação pelo PROPED UERJ. É professora da graduação e do PPGE da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FaE/ UEMG. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área da educação: formação docente, currículo, história da educação, e gênero. É membro dos núcleos: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógido NFTD/FaE/UEMG; do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia NEPESF, e, também, o Tessitura de Nós - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Gênero, Sexualidade e Educação; em especial, trabalhos fundamentados na perspectiva do filósofo Michel Foucault. Foi também Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID UEMG de 2014 a 2017. É editora adjunta da Revista Educação em Foco. É atualmente Coordenadora do Centro de Ensino da FaE UEMG e Presidenta do Núcleo Docente Estruturante - NDE da FaE UEMG.

Francisco André Silva Martins, Faculdade de Educação UEMG

Professor Efetivo, Faculdade de Educação, Campus BH, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Departamento de Administração Educacional (DAE). Professor Permanente do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linha 2 - Trabalho, Movimentos Sociais, História da Educação e Políticas Educacionais, Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem Doutorado em Educação pela FaE-UFMG (2016), bolsista CAPES/REUNI, no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de jovens em movimentos de ação coletiva em uma ocupação urbana na cidade de Belo Horizonte e a dimensão formativa dessas experiências. Tem Mestrado em Educação pela FaE-UFMG (2010), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de estudantes em um grêmio estudantil em uma escola pública na periferia da cidade de Contagem. Coordenador e Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes da FAE UEMG fundado em 2020 e vinculado ao CNPq e ao GT 03 Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da ANPED. Pesquisador do NEPEJA (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos) da Faculdade de Educação da UEMG (FaE/CBH/UEMG). Pesquisador do Observatório da Juventude (FaE-UFMG) onde desenvolve também trabalhos de extensão com formação de professores, educadores sociais/agentes culturais e jovens. Editor Adjunto da Revista Educação Em Foco - UEMG (ISSN 2317-0093) e Editor Associado da Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação - UEMG (ISSN 2596-1772). Suas pesquisas se debruçam, principalmente, sobre os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular, Juventude, Sociologia da Juventude, Experiências Participativas e Formativas, Militância, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Atua como membro do Fórum Mineiro de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMEJA desde o ano de 2018. Atua como membro do Fórum Metropolitano de Belo Horizonte de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMETRO desde 2020. Lecionou a disciplina História na Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino em Minas Gerais e Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

Referências

ANDRADE, Ana Paula. Concepções de formação docente: uma análise da proposta de formação de professores do curso de pedagogia da FAE/CBH/UEMG. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009.

ARROYO, Miguel G. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, e. (org.). Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez, 2002. 19. p. 79.

BRAGA, Cibelle de Souza. Colaborações entre professores e monitores do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

BRASIL. Controladoria-Geral da União. Mapa Estratégico 2020-2023. Disponível em: <https://www.gov.br/cgu/pt-br/acesso-a-informacao/governanca/planejamento-estrategico/arquivos /mapa-estrategico-cgu.pdf>. Acesso em: 31 de jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Propostas de Práticas de Implementação: Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Guia. Brasília: MEC/SEB, 2019. 26p.

BRASIL. Controladoria-Geral da União. Portaria CGU nº 1840, de 10 de julho de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2018. Disponível em: <https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/ 1/33995/20/Portaria_1840_2018.pdf>. Acesso em 31 jan. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2017. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-te xto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 31 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Manual Operacional de Educação Integral. Brasília, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANOTILHO, José Joaquin Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina, 2003.

DELORS, Jacques (coord.). Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez Editora. Brasília: Unesco, 1996.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez, 1979.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar?: o trabalho de equipa na escola. Trad. de Jorge Ávila de Lima. Porto: Porto Editora, LDA, 2001.

HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura na idade pós-moderna. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal, 1998.

LE VASSEUR, Louis; TARDIF, M. Divisão do trabalho e trabalho técnico. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1095-1436, set.-dez. 2004.

MACHADO, Nílson José. A vida, o jogo, o projeto. In: ARANTES, Valéria A. (org). Jogo e projeto: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Campinas: Educação & Sociedade, 2006.

MORENO, Montserrat. Temas Transversais em Educação: Bases para a Formação Integral. São Paulo. Editora Ática, 1998.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho Docente. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, GESTRADO, 2010. Disponível em: <https://gestrado.net.br/verbetes /trabalho-docente/> Acesso em: 31 jan. 2022.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. In: Congresso Luso-Brasileiro sobre Epistemologia e Interdisciplinaridade na Pós-graduação, 2004, Porto Alegre. Conferência apresentada. Porto Alegre: PUCRS, 2004.

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA. Orientações gerais para as escolas. Educação Integral.org.br, 2012. Disponível em: <https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2015/06/ ORIENTA%C3%87%C3%95ES_Programa-Escola-Integrada.pdf>. Acesso em 31 jan. 2022.

SACRISTÁN, José Gimeno. Educar y convivir en la cultura global. Madrid: Morata, 2001.

SANTOS, Lucíola Licínio. A qualidade da escola pública: a contribuição dos professores e de sua formação. In: VIANA, Fabiana da Silva et al. (Orgs.). A qualidade da escola pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p.31-55.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, p. 20-45, jul/dez. 2006.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, DF: 2015.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

de Souza Silva, L., Andrade, A. P., & Silva Martins, F. A. (2022). O programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” : Percepções sobre a formação cidadã a partir de experiências no município de Belo Horizonte . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(1), 60–80. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6518