A formação em Direitos Humanos nos cursos de Bacharel em Direito das Universidades Estaduais do Paraná

Do discurso universalista à urgência de novas perspectivas

Autores

  • Fernanda de Araújo Bugai Faculdade Guarapuava
  • Jefferson Cavalcanti Lima

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6545

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Universalismo, Discurso, Ementas, Universidades

Resumo

O presente trabalho tem como contexto de investigação a análise qualitativa de ementários dos cursos de bacharelado em Direito, das universidades públicas do Estado do Paraná, tendo como elemento central, disciplinas cujos conteúdos programáticos tratem dos Direitos Humanos. Durante o processo de análise dos ementários, trouxemos como centralidade uma discussão elaborada sob dois motes. O primeiro em relação ao discurso universalista presente nos ementários e em um segundo momento o silenciamento em relação aos temas de classe, raça e gênero. No que tange ao escopo teórico do trabalho, balizamos nossas análises a partir do que se convencionou denominar como teorias pós-coloniais e Estudos Subalternos.

Biografia do Autor

Jefferson Cavalcanti Lima

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Graduado em História pela Universidade de Santo Amaro e Graduando em Gestão Pública pela PUC-PR. Atua, desde 2013 no corpo docente da Faculdade Guarapuava, nos cursos de Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo e Direito, também participa como representante docente no Núcleo de Direitos Humanos. É professor na Educação Básica desde 2010, atualmente trabalhando no Colégio SESI da Indústria. Atuou como professor no curso de Especialização em Perspectivas Decoloniais e Educação (UNICENTRO). Também trabalha como Professor Conteudista na Editora SAGAH. Suas áreas de interesse são: Decrescimento e alternativas ao desenvolvimento, relações étnico-raciais e Educação, e interculturalidade crítica nos Direitos Humanos.

Referências

BOURDIEU, P. Le champ scientifique. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, n. 2/3, jun. 1976, p. 88-104. Tradução de Paula Montero.

CANDAU, Vera. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n.01, abr. 2010. p.15-40

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1 ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONZALEZ, Lelia. O movimento negro na última década. In: Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

GRZEGORCZYK, Ch. Sisteme juridique et realité: discussion de la théorie autopoiétique du droit. Archives de philosophie du droit, n. 33, 1989.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KNORR-CETINA, K. Scientific comunities or transepistemic arenas of research? A critique of quasi economic models of science. In: Social Studies of Science, 12, 1982, p. 101-130

SCALETZKY, Irene. La construcción del espacio académico: ciencia y diversidad. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos. 2010.

LUGONES, Maria. Colonialid y Genero. Tabula Rasa. Bogotá, Colombia, n.9: 73-101, julio-diciembre 2008.

ORTNER, Sherry. Poder e projetos: reflexões sobre a agência. In 25ª reunião Brasileira de Antropologia. Goiânia, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula [orgs.]. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MARTINS, Bruno Sena. O pluriverso dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela dignidade. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. ISBN 978-85-513-0482-2.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista crítica de Ciências Sociais, Lisboa, n. 63, p. 237-280, 2002.

TORRES, Nelson Maldonado. Da colonialidade dos Direitos Humanos. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MARTINS, Bruno Sena (org.). O pluriverso dos direitos humanos: a diversidade das lutas pela dignidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. Cap. 3, p. 87-110.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

de Araújo Bugai, F., & Cavalcanti Lima, J. (2022). A formação em Direitos Humanos nos cursos de Bacharel em Direito das Universidades Estaduais do Paraná : Do discurso universalista à urgência de novas perspectivas. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(1), 81–98. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6545