TRAP NO BRASIL

Formação e Representações Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.6892

Palavras-chave:

Trap, Representações Sociais, Garantia de direitos

Resumo

O presente estudo possui o objetivo de analisar o surgimento do trap, enquanto gênero musical de manifestação de atores sociais na busca de garantias de direitos, observando sua formação e suas representações sociais na contemporaneidade. Logo, a partir de uma pesquisa bibliográfica, de início, trata-se de realizar uma contextualização histórica desde o hip-hop e rap até culminar na constituição do trap. Após, são discutidos os contextos de surgimento e a sua chegada ao Brasil, finalizando com suas representações sociais. A partir da investigação, suscitou-se que o anseio pela efetivação de direitos e suas garantias são elementos constituintes das produções da periferia. Fomentou-se, portanto, que é necessário romper com as elitizações e fragmentações impostas para que todos os indivíduos sejam vistos e reconhecidos como iguais no estabelecimento de direitos.

 

Biografia do Autor

Jorge Adrihan do Nascimento de Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Ciências da Educação, pela Universidad Columbia del Paraguay; Mestrando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global; Graduado em Letras (Português/Espanhol), Pedagogia e Teologia. Professor na Educação Básica e no Ensino Superior. 

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

do Nascimento de Moraes, J. A. . (2022). TRAP NO BRASIL : Formação e Representações Sociais. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(2), 197–213. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.6892