EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS

Diálogo com os Elementos Interculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.7099

Palavras-chave:

Educação Popular, Direitos Humanos, Interculturalidade

Resumo

A presente pesquisa parte da compreensão da relação entre Educação Popular e direitos humanos através da Interculturalidade e Decolonialidade. Fundamentada sobre os conceitos de Interculturalidade, Educação Popular e Direitos Humanos, repensando assim, de que forma contribuem para a libertação dos sujeitos e construção de uma Educação Humanizadora, frente as contradições do sistema capitalista opressor. Entre outras coisas, a Educação Popular e Direitos Humanos torna-se física e palpável, no momento em que é construída pelos sujeitos, na intenção de preservarem suas formas de vida, resistência e luta. Em momentos sombrios como estamos vivendo-nos de 2015-2022, discutir acerca de Educação Popular e Direitos Humanos, nos leva a compreender uma luta histórica marcada por conquistas e retrocessos desde 1960, nas quais, temos resultados práticos e palpáveis de uma articulação movida pelo âmbito da Educação e Movimentos Sociais.

 

Biografia do Autor

Marcos Moreira Lira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED), da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisador no grupo de Ensino, Pesquisa e
Extensão em Educação Popular (GEPEEP), da Universidade Federal do Maranhão e no Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (GENPEX)  da Universidade de Brasília. Imperatriz, Maranhão, Brasil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8058-5675
E-mail: marcos.lira@discente.ufma.br

James Dean Alves Soares

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED), da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, Maranhão, Brasil.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0918-3985

E-mail: jamesdean228@gmail.com

Jullyana Cristhina Almeida de Freitas

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED), da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora no Grupo de Ensino, Pesquisa eExtensão em Educação Popular (GEPEEP), da Universidade Federal do Maranhão e no Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (GENPEX) da Universidade de Brasília. Imperatriz, Maranhão, Brasil.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0918-3985

E-mail: jca.freitas@discente.ufma.br

Betânia Oliveira Barroso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Grupo de Ensino,
Pesquisa e Extensão em Educação Popular (GEPEEP), da Universidade Federal do Maranhão. Membra efetiva do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (GENPEX) da Universidade de Brasilia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED), da Universidade Federal do Maranhão. Professora do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, Maranhão, Brasil.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Moreira Lira, M., Dean Alves Soares, J., Cristhina Almeida de Freitas, J., & Oliveira Barroso, B. (2022). EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS: Diálogo com os Elementos Interculturais. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(2), 6–20. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.7099