EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS
Diálogo com os Elementos Interculturais
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.7099Palavras-chave:
Educação Popular, Direitos Humanos, InterculturalidadeResumo
A presente pesquisa parte da compreensão da relação entre Educação Popular e direitos humanos através da Interculturalidade e Decolonialidade. Fundamentada sobre os conceitos de Interculturalidade, Educação Popular e Direitos Humanos, repensando assim, de que forma contribuem para a libertação dos sujeitos e construção de uma Educação Humanizadora, frente as contradições do sistema capitalista opressor. Entre outras coisas, a Educação Popular e Direitos Humanos torna-se física e palpável, no momento em que é construída pelos sujeitos, na intenção de preservarem suas formas de vida, resistência e luta. Em momentos sombrios como estamos vivendo-nos de 2015-2022, discutir acerca de Educação Popular e Direitos Humanos, nos leva a compreender uma luta histórica marcada por conquistas e retrocessos desde 1960, nas quais, temos resultados práticos e palpáveis de uma articulação movida pelo âmbito da Educação e Movimentos Sociais.
Referências
BOBBIO, N. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 7ª reimpressão. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. São Paulo: Editora Vozes, 2002.
BRANDÃO, C. R.; FAGUNDES, M. C. V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freiriana para um sistema de educação. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 89-106, jul/set. 2016.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos/Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria de Direitos humanos, ministérios da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2013.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. V.13 n.37 jan/abr. 2008.
_______. “Ideias-força” do pensamento de Boaventura de Souza Santos e a educação intercultural. In: CANDAU, Vera (Org), Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7 Letras; GECEC, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1980.
_______. Educação como Prática da Liberdade. 12 eds. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967
_________. Pedagogia do oprimido. 70. Ed. – São Paulo: Paz e terra, 2019.
GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. 2012.
LIMA, P. G. Paulo Freire: o homem, a educação e uma janela para o mundo. In: Universidade e educação básica no Brasil: a atualidade do pensamento de Paulo Freire. Dourados: Ed. UFGD, 2010.
OLIVEIRA. I. A. Paulo Freire: gênese da interculturalidade no Brasil. Curitiba: CRV, 2015.
RUIZ, J. L. S. Direitos Humanos e concepções contemporâneas. – São Pulo: Cortez, 2014.
SACAVINO, Susana. Educação descolonizadora e interculturalidade: notas para educadoras e educadores. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”?Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
SANTOS, B. S. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. in: Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
TAVARES, C. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: Educação em Direitos humanos: fundamentos teórico-metodológico. Brasília: Secretaria Especial dos direitos humanos, 2010.
ZAPAROLI, W. G. A (re) produção de conhecimentos na perspectiva da multi, inter e transdisciplinaridade, disciplinar e cultural. Tese (Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins. Araguaína, 2016
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).